Governo do Estado faz primeira licitação centralizada para aquisição de produtos


A Secretaria de Estado da Administração abriu, nesta terça-feira (19), a primeira licitação centralizada para a compra de café, açúcar, leite e água. Os produtos serão licitados de forma global para todos os órgãos do Governo do Estado. O objetivo é fazer com que a grande quantidade reduza o valor unitário, assim como ocorre em grandes aquisições atacadistas.
Para compor o edital, a Secretaria de Administração reuniu dados de consumo médio de todo os órgãos do Governo em um período de 12 meses e dividiu a licitação em lotes, por região do Estado. “A Grande Florianópolis concentra a maior parte das secretarias e, por isso, consome 80% dos produtos, mas pensando na logística de distribuição, dividiu-se em lotes conforme a região geográfica. Assim, também, há condições dos fornecedores e produtores locais do interior do Estado participar”, explica o diretor de Gestão de Materiais e Serviços, Alexandre Tonini.
Como a licitação é por meio de pregão eletrônico por registro de preço, os órgãos não são obrigados a comprarem toda a estimativa de produtos licitados, adquirindo somente o que realmente for consumir. “No pregão presencial, o comprador é obrigado a comprar 75% do que foi licitado, independente da necessidade”, afirma Tonini.

Sem estoque
Outra novidade do processo é que o Estado não terá que estocar os produtos. O fornecedor que ganhar a licitação fará entregas mensais, conforme a demanda do órgão. O sistema faz parte de um dos itens do Modelo de Gestão Estratégica, coordenado pela Secretaria de Administração, e inspirado em sistemas japoneses e de grandes empresas. “Sem precisar estocar, reduz-se o custo com manutenção de almoxarifados, com a perda de produtos por causa do prazo de validade, por exemplo”, afirma o secretário da Administração, Derly Massaud de Anunciação.
Clique aqui para ver o edital Pregão Eletrônico 10/2013.


21/02/2013

Fonte: FloripaNews

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita