Governo do DF lança licitação para estudo de novo Corredor de Transporte Coletivo na Região Leste..


A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), empresa pública do Governo do Distrito Federal, publicou o Edital de Licitação Presencial nº 12/2025 para contratar empresa especializada na elaboração de um estudo de transporte coletivo voltado à região leste do DF. O objetivo é identificar a demanda atual e futura de passageiros, estimar o potencial de migração do transporte individual para o coletivo e avaliar cenários de oferta de serviços, contemplando alternativas como BRT, VLT e Metrô.

A iniciativa surge diante da previsão de crescimento populacional de até 2,5 milhões de habitantes nas áreas de expansão urbana ao longo da DF-001, que já apresentam gargalos viários, especialmente na passagem sobre a barragem do Paranoá. Hoje, apenas 3% das viagens na região são feitas por ônibus, cenário considerado insustentável para o futuro.

O estudo prevê a análise de cinco possíveis traçados de ligação da região leste com o Plano Piloto, incluindo a integração com sistemas já existentes, como o Metrô-DF e o BRT. As propostas deverão considerar a criação de eixos troncais de transporte coletivo, apoiados por terminais de integração e linhas alimentadoras, para garantir maior eficiência no deslocamento da população.

Além da definição dos traçados, a empresa contratada realizará pesquisas de campo, como contagem de passageiros, levantamento de taxa de ocupação dos ônibus e pesquisas de preferência declarada, a fim de estimar o potencial de migração para o transporte coletivo. Também será feita uma macrossimulação de demanda para comparar o cenário atual (“Nada a Fazer”) com as alternativas propostas, avaliando custos, benefícios e impacto na relação volume/capacidade da malha viária.

Os envelopes com propostas deverão ser entregues até 20 de agosto de 2025, às 10h, na sede da Terracap, e o credenciamento dos representantes das empresas interessadas deve ser feito até 19 de agosto, às 17h, exclusivamente por e-mail.

A Terracap foi criada pela Lei nº 5.861/1972, que autorizou o GDF a constituí-la para suceder a Novacap em atividades imobiliárias e na execução de obras e serviços de infraestrutura e obras viárias ligadas aos interesses do Distrito Federal.

Além de atuar como administradora e incorporadora de terras públicas, a Terracap exerce, desde a Lei nº 4.586/2011, a função de Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, podendo propor e implementar programas e projetos voltados ao desenvolvimento econômico, social, urbano e habitacional. Isso inclui a promoção de parcelamentos de solo, investimentos em infraestrutura, edificações e iniciativas que estimulem a expansão urbana sustentável e a geração de empregos

Por isso, a empresa tem interesse direto em estudos e obras que melhorem a mobilidade nas áreas em que possui empreendimentos, como é o caso da região leste de Brasília, onde se localizam projetos como o Centro Urbano Tororó e Aldeias do Cerrado.


02/08/2025

Fonte: Diário do Transporte

 

Avisos Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita