O Governo do Amazonas lançou na última sexta-feira, 16, o edital CC nº 002/2021, para contratação de empresa especializada em obras e serviços de engenharia para a reforma e modernização da rodovia estadual AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, numa extensão total de 269 quilômetros.
O edital prevê a realização de serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, faixas de aceleração e sinalização da pista, além de melhoria na sinalização horizontal e vertical e construção de terceira faixa nos trechos onde esta for recomendada por razões técnicas e de segurança, como por exemplo, nas curvas perigosas e nos aclives.
Investimentos na obra
O investimento nesta obra é de cerca de R$ 400 milhões. Considerada como uma das mais importantes do estado, a estrada Manaus-Itacoatiara foi construída na década de 1960, e seu projeto não foi dimensionado para receber o tráfego de veículos pesados, como caminhões e carretas bitrem – que transportam madeira e soja -, que ela recebe atualmente. Esse tipo de tráfego provocou a saturação de seu leito e, por conta disso, o Governo do Amazonas determinou à Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) um projeto de modernização da via.
O governador Wilson Lima disse que a rodovia AM-010 está sendo trabalhada para ser um novo corredor de desenvolvimento econômico para o Amazonas e vai viabilizar o transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL) dos municípios vizinhos a Itacoatiara, Silves e Itapiranga, onde a empresa de energia Eneva arrematou a concessão do Campo do Azulão, para exploração de gás natural.
O Projeto da Eneva consiste na liquefação do gás natural do campo de Azulão, no Amazonas, e o seu transporte por caminhões até Roraima, onde será regaseificado e utilizado como combustível para a geração de energia elétrica na UTE Jaguatirica II em Boa Vista.
O certame, na modalidade Concorrência, está previsto para ocorrer no dia 12 de maio, às 8h30, horário local, na sede do CSC (rua Belo Horizonte, 1.420, bairro Adrianópolis), seguindo as orientações sanitárias do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenção contra o coronavírus.
As empresas interessadas em participar da licitação podem acessar gratuitamente o edital CC nº 002/2021 e seus respectivos anexos por meio do site do CSC (http://www.csc.am.gov.br/portal/licitacao/) ou podem solicitar cópias diretamente no CSC.
Mais informações podem ser obtidas no CSC-AM, por meio dos números (92) 3214-5640 e 3214-5622, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
20/04/2021
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...