Governo deverá barrar emendas para ambulâncias


Em reação ao esquema apurado pela Operação Sanguessuga, o governo pretende bloquear as despesas incluídas por parlamentares no Orçamento deste ano relacionadas com a investigação.
As áreas visadas são as identificadas em escutas telefônicas, nas quais autoridades do governo e assessores do Congresso discutiam as transações investigadas pela Polícia Federal: compra de ambulâncias para prefeituras, reformas em hospitais e projetos de inclusão digital.
Pesquisa da ONG Contas Abertas identificou cerca de 250 emendas parlamentares no Orçamento de 2006 que destinam dinheiro público à compra de ambulâncias. As autorizações de gastos estão pulverizadas em vários programas do Ministério da Saúde.
Mesmo depois de alertado sobre o funcionamento de uma quadrilha que fraudava licitações e superfaturava a compra de ambulâncias, o ministério assinou, em 2005, 1.326 convênios para compra desses equipamentos, sobretudo com prefeituras. Os convênios somaram R$ 111,7 milhões.
Até ontem, a assessoria do ministro Agenor Álvares (Saúde) não sabia informar sobre o cancelamento de convênios ainda não pagos ou a suspensão da liberação de dinheiro público para a compra de ambulâncias.
O Orçamento deste ano ainda não foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os gastos previstos para as áreas investigadas, portanto, ainda não foram liberados e podem ser inteiramente bloqueados.
As despesas relacionadas a ambulâncias, hospitais e inclusão digital são, desde já, candidatas preferenciais ao corte, já que o governo quer cortar R$ 20 bilhões do Orçamento. A intenção do governo é negociar com líderes partidários para que a iniciativa seja compartilhada com o Legislativo -os próprios parlamentares poderiam aprovar o cancelamento.


09/05/2006

Fonte: Folha de São Paulo

 

Avisos Licitações

07/02/2023

Loteria Mineira publica edital de licitação para concessão da exploração de jogos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta te...

08/02/2023

Câmara de Balneário Camboriú fará licitação para contratar agência de publicidade

A Câmara de Balneário Camboriú publicou na terça-f...

08/02/2023

Prefeitura abre nova licitação para reforma de prédio da Floriano Peixoto

Prefeitura abre nova licitação para reforma de pré...

08/02/2023

Pregão do Centro de Bilhetagem do transporte coletivo ficou para sexta-feira, 10/02

O pregão para a escolha do Centro de Bilhetagem El...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita