O projeto de balizamento noturno do aeroporto de Tangará da Serra, município a 239 quilômetros de Cuiabá, está em fase de licitação na Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) e estima-se que o certame da obra seja realizado em novembro. O governo do estado informou que os recursos para o balizamento deverá ser executado num prazo de 40 dias após a ordem de serviço que será dada com a conclusão do certame. Com o balizamento noturno ficará garantido o voo de aeronaves, em condições visuais, 24 horas por dia, suprindo a demanda do agronegócio e das UTIs aéreas.
A previsão do início das obras coincidirá com o período chuvoso em Mato Grosso, mas, segundo o engenheiro de infraestrutura portuária da Gerência Aeroviária e Hidroviária da Setpu, José Carlos Silva, a chuva não será impedimento para a execução do projeto. Também será construída a estação de passageiros, mas o projeto está em processo de licitação na Setpu.
Tangará da Serra anseia que o aeroporto do município tenha estrutura para receber uma linha aérea regular. Inclusive é sabida a existência de companhia aérea interessada. No mês de julho o secretário de Turismo, Geraldo Guimarães, e empresários de Tangará da Serra estiveram na Setpu com o intuito de atender as exigências de infraestrutura necessárias para se receber uma linha aérea regular, que, a princípio, faria a rota Cuiabá/Tangará da Serra/Lucas do Rio Verde/Juara/Juína e vice-versa.
Os estudos realizados pela Setpu apontam a necessidade de balizamento norturno, construção de estação de passageiros, substituição da cerca atual por outra em conformidade com os padrões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e recapeamento da pista de pouso e decolagem para que o pedido do Executivo de Tangará da Serra possa ser atendido. O Governo do Estado continua pleiteando os recursos junto a União para que o aeroporto de Tangará da Serra obtenha toda a infraestrutura.
Ainda cabe a ressalva de que a partir do ano que vem as exigências para a manutenção de uma linha regular aumentam. “Será preciso ter caminhão de bombeiro, um setor contra incêndio mais a estrutura administrativa desse destacamento no aeroporto”, informou Silva.
Balizamento Noturno
O governo do estado também obteve recursos para o balizamento noturno dos aeroportos de Juína, São Félix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Nova Mutum. As licitações do balizamento nestes aeroportos também ocorrerão a partir deste mês.
01/11/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...