Várzea Grande - O governo pretende investir cerca de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos para levar o serviço de acesso à internet em banda larga a 2,7 mil municípios brasileiros até 2010.
A informação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que participou ontem à noite da abertura da Futurecom, feira do setor de telecomunicações.
Para viabilizar esse investimento, no entanto, o ministro admitiu que precisará convencer a área econômica do governo a descontingenciar recursos do orçamento do ministério.
O investimento deverá ser feito dentro do projeto de cidades digitais, com a oferta de serviços públicos de acesso à internet, que garantirá a instalação de infra-estrutura nesses 2,7 mil municípios.
Segundo o ministro, hoje apenas 700 municípios teriam alta capacidade de interconexão, e dificilmente seria possível universalizar o serviço com base nas redes de fibra no curto prazo. Por isso, Costa defende o uso das redes sem fio, com tecnologia WiMAX para essa universalização.
O ministro pretende aproveitar a licitação das freqüências de 3,5 GHz e 10,5 GHz, paralisada pelo TCU (Tribunal de contas da União), para incluir obrigações de inclusão digital.
03/10/2006
11/06/2025
Prefeitura de João Pessoa abre licitação para construção de viadutos no Altiplano
A Prefeitura de João Pessoa abriu o processo de li...11/06/2025
DNIT abre licitação para supervisão de operações rodoviárias na Bahia
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trans...10/06/2025
Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre licitação para reformar prédio que abrigará DERF
A prefeitura de Lucas do Rio Verde publicou edital...10/06/2025
Estado autoriza licitações que somam mais de R$ 11,3 milhões para 7 municípios
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadu...