Governo deve economizar R$ 400 milhões com adoção do pregão eletrônico


Brasília – O sistema de pregão eletrônico para as compras públicas de bens e serviços de uso comum deve ser responsável por uma economia de cerca de R$ 400 milhões no segundo semestre deste ano. A estimativa é do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, que participou de entrevista coletiva de rádio nesta quarta-feira (30). São considerados bens e serviços de uso comum, por exemplo, computadores, móveis, material de escritório, serviços de manutenção predial e de elevadores.
O ministro disse que o pregão eletrônico reduz a possibilidade de fraudes ou favorecimentos a concorrentes. "Aumenta, por conta disso, muito a concorrência entre os fornecedores, muito mais gente se sente animada a participar", afirmou. Paulo Bernardo disse também que o sistema, por ser informatizado, apresenta a vantagem de agilizar o processo de compra. "É mais fácil comprar. Aumentamos a eficiência e diminuímos tremendamente os custos", explicou.
O pregão eletrônico para a aquisição de produtos de uso comum é obrigatório desde julho deste ano. Antes, esse tipo de compra também podia ser feito por concorrência, consulta de preços e carta-convite. O pregão presencial - modalidade em que se realiza um evento com a presença dos concorrentes para a escolha do fornecedor - continua permitido, mas apenas para os casos em que a compra não puder ser feita pela internet.


30/11/2005

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

07/02/2023

Loteria Mineira publica edital de licitação para concessão da exploração de jogos

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta te...

08/02/2023

Prefeitura abre nova licitação para reforma de prédio da Floriano Peixoto

Prefeitura abre nova licitação para reforma de pré...

08/02/2023

Pregão do Centro de Bilhetagem do transporte coletivo ficou para sexta-feira, 10/02

O pregão para a escolha do Centro de Bilhetagem El...

06/02/2023

Prefeitura abre licitação por área de 1,7 mil metros quadrados no Parque dos Poderes

No dia 06 de março de 2023, às 9h, a Prefeitura Mu...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita