O Governador Geraldo Alckmin anunciou na última quarta-feira (28/8), em Santos, a liberação de R$ 10 milhões para reforma e restauro da Antiga Casa de Câmara e Cadeia da cidade – atualmente conhecida como Cadeia Velha de Santos. Trata-se de um dos edifícios coloniais mais antigos e importantes do município, declarado patrimônio histórico nas esferas municipal, estadual e federal. O projeto de restauro prevê a recuperação do edifício e sua adequação total às normas vigentes de segurança e acessibilidade.
Com a supervisão de técnicos da Secretaria, a empresa contratada para elaborar o projeto de restauração investigou todo o histórico de reformas do edifício, levantando plantas e documentos referentes a projetos e obras de reformas anteriores. Todas as informações e documentos foram essenciais para a apresentação de um projeto de qualidade, que foi entregue este mês à Secretaria de Estado da Cultura.
A proposta foi elaborada com o permanente acompanhamento dos órgãos de preservação nas três esferas: Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) e pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos).
Também foram realizados diagnósticos das patologias, identificação e catalogação dos materiais, pesquisas, prospecções, levantamento cadastral de ornamentos, gradis, pisos, paredes e forros. Com a liberação dos recursos pelo Governador, o próximo passo é a abertura da licitação para a contratação da empresa responsável pela obra em si.
Sobre a Cadeia Velha de Santos
A construção da Casa de Câmara e Cadeia teve início em 1839 e foi concluída apenas trinta anos depois, em decorrência das guerras do Uruguai e Paraguai. Em 1869, foi instalada no edifício a Câmara de Santos e, um ano depois, no pavimento térreo, a cadeia, com oito prisões,que funcionou até 1956. Desde a sua inauguração há registros de que o prédio tenha sido usado também como quartel, fórum e hospital de emergência.
06/09/2013
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...