A poucos meses das chuvas de verão, o governo estadual de São Paulo planeja começar nesta sexta-feira (21) a licitação para construção do pôlder da Vila Itaim, na Zona Leste. A obra é necessária para diminuir o risco de inundações no bairro vizinho ao Rio Tietê que sofre com ruas alagadas em enchentes que afetam mais de 10 mil moradores.
De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), do governo estadual, a ideia é começar a obra em 90 dias e concluí-la em 16 meses, em 2018. Desapropriações e obras devem custar R$ 100 milhões.
O pôlder é uma estrutura hidráulica para controle de enchentes formada por dique, reservatório, dutos e bombas, que impedem o transbordamento de rios quando ocorrem chuvas de grande intensidade.
O Jardim Itaim faz parte do Jardim Pantanal, que abriga vários bairros com problemas de enchentes há anos. A região fica em uma área de várzea, abaixo do nível do Rio Tietê. Quando o rio transborda, inunda boa parte da área.
O projeto é realizado em parceria pelo governo estadual e pela Prefeitura de São Paulo. Segundoo DAEE, estão previstas a desapropriação de 47 imóveis e a remoção de 129 construções, em uma área total de 72,7 mil metros quadrados.
Ainda de acordo com o órgão, a retirada das famílias e início das obras só ocorrerá após a liberação por decisões judiciais.
O polder da Vila Itaim terá 1,7 mil metros metros de extensão e 20 metros de largura na base.
Sobre essa estrutura haverá implantação de uma ciclovia com 3 metros de largura, ligando o Parque Itaim Biacica a outras unidades do Parque Várzeas do Tietê.
Esse dique será complementado por dois diques de concreto, com extensão total de 833 metros, ao longo dos córregos Itaim e Tijuco Preto.
O projeto prevê um sistema de drenagem das águas da chuva com capacidade para 19 mil metros cúbicos, dotado de um conjunto de cinco bombas. Cada uma delas terá capacidade para bombear 400 litros de água por segundo. E são capazes de esvaziar o reservatório em poucos minutos.
21/10/2016
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...