O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou nesta segunda-feira (4) que o edital para a construção do Hospital Regional será lançado até junho deste ano. O investimento será de R$ 230 milhões, e a construção deve durar 24 meses a partir da assinatura do contrato.
Garcia esteve em Franca para lançar o programa “Governo na Área”, que vai promover reuniões com prefeitos para discutir demandas dos municípios, obras e projetos. O governador vai percorrer 21 regiões administrativas duas vezes por semana.
Durante a visita, anunciou a construção do Hospital Regional, que deve beneficiar 723 mil pessoas na região com atendimentos de clínica médica, cirurgias, exames diagnósticos, terapia e serviços de reabilitação. Também estão previstos cardiologia, ortopedia e oftalmologia, exames de tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, cateterismo, ecocardiograma, endoscopia, colonoscopia, raio-x, exames laboratoriais e biópsias.
A estrutura deve abrigar 200 leitos, com 40 unidades de terapia intensiva (UTIs) adulto e infantil, e seis salas cirúrgicas.
“Nos sempre tivemos os hospitais filantrópicos e eu que quero destacar a Santa Casa de Franca como principal porta de atendimento à saúde pública nessa região. Vamos continuar apoiando os hospitais filantrópicos, aliás aumentamos os repasses recentemente com o “Mais Santa Casa”, mas vimos a necessidade de termos uma porta de um hospital estadual em Franca. Estamos pegando o modelo mais atualizado de projeto de hospital que nós temos, que é o que está sendo construído em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e vamos licitar em Franca”, disse Garcia.
Ao longo da pandemia de Covid-19, a região de Franca enfrentou sérias dificuldades nos períodos de pico da doença por causa da baixa oferta de UTIs na rede pública. Contratos foram firmados com a Santa Casa para dar conta da demanda, e pacientes chegaram a esperar dias para conseguir uma vaga de internação.
O Ambulatório de Especialidade Médicas (AME) foi usado como hospital de campanha para receber pacientes em estado grave, e o Pronto-Socorro Álvaro Azzuz também teve que intubar moradores infectados que aguardavam transferência para hospitais.
Entrega de ambulâncias
Ainda durante a passagem por Franca, Garcia entregou 21 ambulâncias e duas vans às prefeituras para transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aramina, Batatais, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista.
A entrega aconteceu por meio do programa Nova Frota. De acordo com o governo do estado, as ambulâncias têm capacidade para transportar sete pessoas.
04/04/2022
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...