O mês de setembro será fundamental para um dos principais investimentos do Estado na Serra Catarinense. Nos próximos dias, o Governo de SC lançará duas importantes licitações para a conclusão das obras e protocolará o pedido de homologação do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, em Correia Pinto, junto à Aeronáutica.
As informações foram repassadas nesta semana pelo diretor de transportes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, José Carlos Müller Filho, ao secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.
Com o acesso entre a BR-116 e o terminal de passageiros já asfaltado e a implantação da rede de energia elétrica praticamente concluída, as atenções se voltam agora para a pavimentação do pátio interno e do cercamento de todo o aeroporto conforme as exigências federais. As licitações para essas duas obras serão lançadas neste mês, e a expectativa é de que os serviços iniciem na sequência.
Ainda em setembro o Governo de Santa Catarina protocolará junto à Força Aérea Brasileira (FAB) o pedido de homologação do aeroporto para voos no modo visual.
Decisões do governador Raimundo Colombo apresentam resultados
O lançamento das últimas licitações e o pedido de homologação junto à Aeronáutica integram um pacote de ações que o governador Raimundo Colombo determinou à Secretaria de Estado da Infraestrutura e à SDR Lages no início de maio, quando recebeu um relatório completo das demandas e liberou R$ 5 milhões para a conclusão dos serviços.
Em apenas quatro meses, muito se avançou, como a pavimentação e a energização do acesso entre a BR-116 e o terminal de passageiros. Também neste período o aeroporto recebeu a visita da Gol Linhas Aéreas, que confirmou o interesse da companhia, uma das maiores do Brasil, em operar voos entre a Serra Catarinense e grandes centros do país.
Durante a vistoria, no início de julho, o especialista em planejamento da Gol, Marcos Tognato, aprovou a qualidade do aeroporto e garantiu que um voo entre Correia Pinto e São Paulo está entre as primeiras opções.
Gol elabora estudo e plano de malha aérea para Correia Pinto
Ele citou, inclusive, a possibilidade uma linha entre os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Eventuais ligações com outros aeroportos catarinenses onde a Gol já opera – Florianópolis, Joinville, Chapecó e Navegantes – também são estudadas.
Atualmente, a Gol opera no Brasil com aviões Boeing 737 com duas variantes – a 700, com 138 assentos, e a 800, para 177 pessoas. Inicialmente, deverá se usada em Correia Pinto a aeronave menor.
A companhia realiza um estudo das características socioeconômicas da região a ser abrangida pelo aeroporto, que inclui todo o Meio-Oeste e o Alto Vale do Itajaí. O levantamento da Gol deve ser apresentado ainda este ano ao governador Raimundo Colombo para que seja elaborado um plano de malha aérea que contemple Correia Pinto.
03/09/2015
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...