Uma licitação foi aberta pelo Governo de Pernambuco para a aquisição de placas educativas que alertam sobre os perigos do banho de mar em algumas praias na Região Metropolitana do Recife. A iniciativa busca cumprir as exigências do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit).
O governo pretende investir R$ 358.387,50 (trezentos e cinquenta e oito mil, trezentos e oitenta e sete reais e cinquenta centavos) na aquisição das novas placas de aviso. No entanto, o preço pode variar de acordo com as empresas que irão disputar pela fabricação. As empresas interessadas têm até o mês de novembro para apresentar as propostas.
As placas de aviso sobre ataques de tubarões e correntezas no Grande Recife sofrem com depredação, pichação e desgaste por conta do tempo. Ao caminhar pela orla da Região Metropolitana, não é difícil identificar placas com as mensagens apagadas.
Somente neste ano, Pernambuco registrou três incidentes com tubarão, um na Praia Del Chifre, em Olinda, e dois em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes. Nos locais onde aconteceram dois ataques de tubarão em Jaboatão, não é possível identificar as mensagens das placas por conta do desgaste e pichação.
Diante do risco de ataques de tubarões, o Cemit proíbe o banho de mar na praia de Piedade desde 2021. No trecho onde dois jovens foram atacados, próximo à igrejinha de Piedade, houve ao menos 15 ocorrências semelhantes desde 1992.
31/10/2023
19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...