O Ministério da Gestão abriu o processo de contratação centralizada de serviços de telefonia móvel e gerenciamento de dispositivos para órgãos federais. Uma Intenção de Registro de Preços (IRP 16/2025) foi aberta para identificar quantos órgãos têm interesse na largada da compra e recebe manifestações até 15 de agosto pelo portal de compras do governo federal.
Segundo os planos anuais de contratação para 2024 e 2025, pelo menos 55 unidades de governo (UAGs) indicaram que vão precisar contratar serviços de telefonia móvel. Se fossem realizadas licitações em separado, elas somariam R$ 715,4 milhões para contratos de 30 meses.
A Central de Compras do MGI projeta, no entanto, uma redução significativa no valor final, baseada em experiências anteriores. Entre 2021 e 2022, processos similares resultaram em economias de 63% a 88% em relação aos valores inicialmente estimados.
A licitação inclui planos de telefonia móvel com franquias de dados variando de 20GB a 100GB, além de chamadas ilimitadas e serviços de roaming nacional e internacional. Os órgãos públicos terão acesso a dispositivos em regime de comodato, incluindo smartphones, tablets, modems Wi-Fi e celulares de mesa 4G.
O pacote também contempla um sistema avançado de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), que oferece funcionalidades como monitoramento de consumo de dados, bloqueio remoto de aplicativos, rastreamento geográfico e geração de relatórios detalhados.
05/08/2025
08/07/2026
Cruz abre licitação para contratar IA generativa voltada à educação municipal
A Prefeitura Municipal de Cruz, no Ceará, deu iníc...08/07/2026
Fundhacre abre licitação para aquisição de novos medicamentos e reforço do estoque hospitalar
A Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fu...08/07/2026
Palmital abre licitação para recapeamento asfáltico em diversas ruas da cidade
A Prefeitura de Palmital, no interior de São Paulo...08/07/2026
Prefeitura de São Gonçalo do Pará abre licitação para compra de materiais esportivos
A Prefeitura de São Gonçalo do Pará, localizada na...