BRASÍLIA - Mesmo com a visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, o governo brasileiro deve demorar ainda para decidir sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o assessor de política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, a decisão pode ficar somente para o próximo ano.
Segundo Marco Aurélio, que participou nesta segunda-feira de almoço oferecido pelo presidente brasileiro a Putin, o governo terá condições de resolver essa questão somente "lá na frente".
O governo russo vem buscando de várias maneiras garantir que a fabricante Sukhoi vença a concorrência da FAB, que envolve cerca de 700 bilhões de dólares para a compra de 12 caças supersônicos.
Representantes do governo russo chegaram a informar à Reuters, em condição de anonimato, que a proposta incluiria como contrapartida acesso ao mercado russo de jatos regionais para a brasileira Embraer , que também disputa o contrato dos caças em parceria com a francesa Dassault.
Embora a licitação da FAB tenha sido tratada no encontro bilateral, não houve nenhum "condicionamento" por parte dos governos, de acordo com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.
Garcia confirmou: "A palavra Embraer não foi pronunciada", acrescentando que Putin agradeceu a Lula por ter colocado as empresas russas na concorrência.
Nem mesmo o entendimento de que as propostas feitas pelas participantes da licitação venceriam neste mês parece apressar o governo brasileiro.
"Essas propostas podem vencer e podem ser renovadas. Isso não é problema", afirmou o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, logo após participar do almoço, na sede do Itamaraty. "Isto é um assunto que envolve exame técnico apropriado."
Além da Sukhoi e da Embraer, também brigam pelos caças da FAB a norte-americana Lockheed Martin e a sueca Saab, além da russa Mig.
22/11/2004
23/04/2025
Prefeitura lança licitação para supervisão de projetos relativos ao Mercado da Produção e quatro..
O Diário Oficial de Maceió publicou, na última ter...28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...25/04/2025
Governo da Bahia lança licitação para construção de terminal turístico e rodoviário na..
O Governo do Estado da Bahia, através da Secretari...