Governo brasileiro pode decidir compra de caças somente em 2005


BRASÍLIA - Mesmo com a visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, o governo brasileiro deve demorar ainda para decidir sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o assessor de política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, a decisão pode ficar somente para o próximo ano.
Segundo Marco Aurélio, que participou nesta segunda-feira de almoço oferecido pelo presidente brasileiro a Putin, o governo terá condições de resolver essa questão somente "lá na frente".
O governo russo vem buscando de várias maneiras garantir que a fabricante Sukhoi vença a concorrência da FAB, que envolve cerca de 700 bilhões de dólares para a compra de 12 caças supersônicos.
Representantes do governo russo chegaram a informar à Reuters, em condição de anonimato, que a proposta incluiria como contrapartida acesso ao mercado russo de jatos regionais para a brasileira Embraer , que também disputa o contrato dos caças em parceria com a francesa Dassault.
Embora a licitação da FAB tenha sido tratada no encontro bilateral, não houve nenhum "condicionamento" por parte dos governos, de acordo com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.
Garcia confirmou: "A palavra Embraer não foi pronunciada", acrescentando que Putin agradeceu a Lula por ter colocado as empresas russas na concorrência.
Nem mesmo o entendimento de que as propostas feitas pelas participantes da licitação venceriam neste mês parece apressar o governo brasileiro.
"Essas propostas podem vencer e podem ser renovadas. Isso não é problema", afirmou o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, logo após participar do almoço, na sede do Itamaraty. "Isto é um assunto que envolve exame técnico apropriado."
Além da Sukhoi e da Embraer, também brigam pelos caças da FAB a norte-americana Lockheed Martin e a sueca Saab, além da russa Mig.


22/11/2004

Fonte: Reuters

 

Avisos Licitações

28/01/2023

Prefeitura de Barueri abre licitação para pista de caminhada, praça e reformas

De acordo com um levantamento realizado pela repor...

07/10/2022

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

26/01/2023

S.A.PLATINA: Prefeitura abrirá licitação para pavimentação do Jardim Altvater

A prefeitura de Santo Antônio da Platina lançará n...

27/01/2023

Senai abre licitação para desenvolvimento de software com blockchain

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industri...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita