Governo brasileiro pode decidir compra de caças somente em 2005


BRASÍLIA - Mesmo com a visita do presidente da Rússia, Vladimir Putin, o governo brasileiro deve demorar ainda para decidir sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o assessor de política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marco Aurélio Garcia, a decisão pode ficar somente para o próximo ano.
Segundo Marco Aurélio, que participou nesta segunda-feira de almoço oferecido pelo presidente brasileiro a Putin, o governo terá condições de resolver essa questão somente "lá na frente".
O governo russo vem buscando de várias maneiras garantir que a fabricante Sukhoi vença a concorrência da FAB, que envolve cerca de 700 bilhões de dólares para a compra de 12 caças supersônicos.
Representantes do governo russo chegaram a informar à Reuters, em condição de anonimato, que a proposta incluiria como contrapartida acesso ao mercado russo de jatos regionais para a brasileira Embraer , que também disputa o contrato dos caças em parceria com a francesa Dassault.
Embora a licitação da FAB tenha sido tratada no encontro bilateral, não houve nenhum "condicionamento" por parte dos governos, de acordo com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.
Garcia confirmou: "A palavra Embraer não foi pronunciada", acrescentando que Putin agradeceu a Lula por ter colocado as empresas russas na concorrência.
Nem mesmo o entendimento de que as propostas feitas pelas participantes da licitação venceriam neste mês parece apressar o governo brasileiro.
"Essas propostas podem vencer e podem ser renovadas. Isso não é problema", afirmou o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, logo após participar do almoço, na sede do Itamaraty. "Isto é um assunto que envolve exame técnico apropriado."
Além da Sukhoi e da Embraer, também brigam pelos caças da FAB a norte-americana Lockheed Martin e a sueca Saab, além da russa Mig.


22/11/2004

Fonte: Reuters

 

Curso Licitações

15/04/2024

CPTM abre nova licitação para manutenção de nove trens da série 9000

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitano...

15/04/2024

Sorriso: prefeito diz que 5ª licitação é preparada e policlínica deve ser hospital

O prefeito Ari Lafin (PSDB) anunciou, hoje, que a ...

15/04/2024

Licitação para reconstrução da Ponte do bairro 25 de Julho será lançada até o fim de abril em..

Até o fim desta semana deve ser encaminhado para o...

15/04/2024

Licitação do viaduto de acesso à Planaltina tem data marcada

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita