As empresas de tecnologia e o Governo do Estado avaliam hoje, na Secretaria de Planejamento(Seplan), o sistema de compras governamentais e o uso do pregão eletrônico. Os gestores públicos de todo o País vem aumentando o volume de compras realizadas através da Internet.
Segundo dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, no primeiro trimestre deste ano, R$ 419 milhões foram gastos em compras realizadas através de computador. As transações cresceram 84% durante o período deste ano, se comparado ao mesmo período em 2005. Em 2002, o pregão eletrônico representava apenas 0,8% das aquisições. O Brasil foi reconhecido pelo
BID e pelo BIRD como o maior usuário de compras eletrônicas do mundo na modalidade leilão reverso.
As licitações na modalidade de Pregão para as compras públicas vêm sendo bastante realizadas desde a publicação do Decreto Federal 5.450/05, que tornou obrigatória a preferência pela realização da licitação na modalidade de pregão eletrônico.
As empresas de tecnologia cearense, representadas pelo Sistema Assespro/Seitac (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet e Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Automação do Ceará), e o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração (Sead) e da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), participam do workshop, que tem o objetivo de ampliar as discussões em torno das melhores práticas dentro do processo das compras governamentais para o setor.
30/05/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...