Governo adia licitação de 107 mil pontos de internet para agosto


As críticas apresentadas hoje pelas prestadoras de serviços de telecomunicações obrigaram o Ministério das Comunicações a adiar a licitação que prevê a expansão de 12 mil para 107 mil pontos de conexão à internet do programa Governo Eletrônico - Serviços de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que é o programa de inclusão digital do governo criado em 2003, com o objetivo de oferecer conexão à internet via satélite a locais remotos e à população carente.
O leilão seria realizado na próxima semana, pelo critério de menor preço registrado pelos participantes, mas deverá ocorrer a partir de agosto, já que a fase de consulta pública foi estendida até o fim deste mês.
Os questionamentos das empresas foram manifestados durante a audiência pública, realizada nesta terça-feira (6) na sede do ministério, para discutir as regras da licitação. Além de ampliar o número de conexões, o edital pretende aumentar a velocidade de conexão do Gesac - cada acesso saltaria de 512 kilobits por segundo (Kbps), com garantia de 6,7% da velocidade, para a 2 megabits por segundo (Mbps), com garantia de 20%.
O principal consenso entre os representantes das companhias foi o de que não há capacidade de satélite suficiente para atender à demanda do governo. "A demanda do governo pode ser esta, mas é inviável e também me parece um pouco surrealista", firmou o gerentes de vendas da Intelig, Eduardo Ferreira.
O coordenador de Projetos Especiais da Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva, afirmou que o novo edital de licitação do Gesac atualiza e corrige todas as imperfeições do contrato vigente. "O novo termo de referência garantirá a qualidade de conexão do programa que hoje é problemática", afirmou.
Os representantes do setor afirmaram ainda que, se fossem reunidas toda a capacidade de satélite existente e a programada para entrarem em operação nos próximos quatro anos, não seriam suficientes para cobrir as novas exigências do programa. "Nossos cálculos apontam para a necessidade de 13 a 14 satélites da banda KU para fazer a cobertura e atender a capacidade exigida", disse o diretor regional ViaSat, Carlos Brutti.


06/07/2010

Fonte: AdNews

 

Curso Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita