Os governadores de Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará aprovaram hoje, durante reunião em Teresina, o novo projeto da Ferrovia Transnordestina. Ela está orçada em US$ 1,4 bilhão (R$ 4,3 milhões), será interligada aos portos de Pecém, no Ceará e Suape, em Pernambuco, e possibilitará o escoamento da produção de 10 milhões de toneladas de soja e 6,5 milhões de outras cargas, até 2010, gerando 620 mil novos empregos na região.
De acordo com o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, há um consenso de que a obra é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. A secretária estadual de desenvolvimento urbano, Terezinha Nunes, assegurou que o BNDES vai financiar metade dos recursos do empreendimento, devendo os outros 50% ser oriundos do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor).
O governador do Piauí, Wellington Dias disse que a ferrovia terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de grãos por ano. No novo projeto está incluída a criação do trem de passageiros para transportar 2,5 milhões de pessoas anualmente, num percurso de 2.070km, com 36 estações. O projreto foi apresentado aos governadores pelo presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste, Jaime Nicolato.
11/08/2004
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...