Governadores aprovam novo projeto da Ferrovia Transnordestina


Os governadores de Pernambuco, Piauí, Maranhão e Ceará aprovaram hoje, durante reunião em Teresina, o novo projeto da Ferrovia Transnordestina. Ela está orçada em US$ 1,4 bilhão (R$ 4,3 milhões), será interligada aos portos de Pecém, no Ceará e Suape, em Pernambuco, e possibilitará o escoamento da produção de 10 milhões de toneladas de soja e 6,5 milhões de outras cargas, até 2010, gerando 620 mil novos empregos na região.
De acordo com o governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, há um consenso de que a obra é fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. A secretária estadual de desenvolvimento urbano, Terezinha Nunes, assegurou que o BNDES vai financiar metade dos recursos do empreendimento, devendo os outros 50% ser oriundos do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor).
O governador do Piauí, Wellington Dias disse que a ferrovia terá capacidade de transportar 30 milhões de toneladas de grãos por ano. No novo projeto está incluída a criação do trem de passageiros para transportar 2,5 milhões de pessoas anualmente, num percurso de 2.070km, com 36 estações. O projreto foi apresentado aos governadores pelo presidente da Companhia Ferroviária do Nordeste, Jaime Nicolato.


11/08/2004

Fonte: Agencia Brasil

 

Curso Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita