Governador promete ar-condicionado para as salas de aula


RIO - O governador Sérgio Cabral anunciou, nesta terça-feira, que a Secretaria de Educação equipará com ar-condicionado as 1.500 escolas da rede estadual.
- A partir de fevereiro, serão 19 mil salas de aula com ar condicionado. A secretária de Educação está acabando de estruturar esta solução extraordinária, para que os alunos tenham conforto e os professores possam ter dignidade, já que, em algumas aulas, no verão, as temperaturas chegam a 48 graus - disse.
O governador acrescentou que o sistema de manutenção do ar-condicionado será terceirizado.
- Será algo tipo a terceirização da frota da PM - afirmou Cabral, sem dar maiores detalhes.
O calor, no entanto, não é o principal problema enfrentado pelos alunos da rede pública, segundo Beatriz Lugão, coordenadora-geral do Sindicato estadual dos Profissionais de Educação (Sepe).
- As escolas estão sem manutenção, algumas com graves problemas de infiltração. Como vão instalar ar-condicionado? Primeiro, é preciso concluir as obras em várias unidades - disse Beatriz Lugão.
A Secretaria estadual de Educação informou que o projeto ainda é embrionário e não tem sequer previsão de custos. O estudo está sendo feito para o futuro edital de licitação. Segundo a previsão do governo estadual, as obras devem estar concluídas no início do ano letivo de 2009.
- A partir de fevereiro, serão 19 mil salas de aulas com ar-condicionado. A secretária de Educação (Tereza Porto) está acabando de estruturar esta solução extraordinária, para que os alunos tenham conforto e os professores possam ter dignidade, já que, em algumas aulas, no verão, as temperaturas chegam a 48 graus - afirmou Sérgio Cabral, durante a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Botafogo.
Beatriz Lugão lembrou que o governo do estado terá um problema para resolver. Quem pagará a conta de luz? Segundo ela, as escolas recebem verba do governo.
- As diretoras mal conseguem pagar as contas. Com o uso de ar-condicionado, o consumo vai aumentar muito - acrescentou.
Segundo a Secretaria de Educação, essa questão será discutida com a Light e a Ampla para que seja encontrada uma solução.
Outra questão levantada pela coordenadora do Sepe é a arquitetura dos Centros Integrado de Educação Pública (Cieps). Os prédios, com áreas de comunicação, têm meia parede. Isso, em princípio, inviabiliza a instalação de aparelhos por sala. Seria necessária uma climatização central do prédio.


26/08/2008

Fonte: O Globo

 

Curso Licitações

24/11/2025

Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC

Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...

12/11/2025

Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas

Este curso foi idealizado para formar novos profis...

02/10/2025

Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação

Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...

25/08/2025

Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC

O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita