São Paulo - O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), defendeu ontem em São Paulo a flexibilização da Lei de Licitações, permitindo que as obras contratadas possam ocorrer com maior rapidez e com um maior rigor da fiscalização. O governador disse que a legislação atual é fruto de uma "república da desconfiança" que persegue os administradores. A fala aconteceu antes de uma reunião com empresários promovida pela revista Exame.
Democratização
"A Lei 8.666 [Lei de Licitações], na minha opinião, é um atraso de vida. Ela é extremamente complicada para a gente contratar; eu acho que a gente deveria simplificar as contratações sem abrir mão da seriedade e endurecer muito a fiscalização", opinou.
O petista completou que durante a democratização a classe política criou obstáculos para garantir que o direito de defesa não fosse prejudicado, mas que hoje isso acaba engrossando as fileiras da burocracia.
"Hoje não é fácil você operar no poder público. Pra tirar um negócio do papel... Eu não estou falando que tem que tirar do papel com corrupção não. Eu vejo pela minha experiência. Nós estamos vivendo na república da desconfiança. Isso é muito ruim [pro governo] funcionar. A prerrogativa, inclusive, é invertida: até prova em contrário alguém está levando algum. Como é que funciona um estado assim?", indagou Wagner, completando que do ponto de vista da funcionalidade da gestão "a gente está criando uma roda presa".
Ele admitiu que a Bahia foi um exemplo da "república da desconfiança" por conta das obras que envolvem a Copa do Mundo, em especial no novo Estádio da Fonte Nova, na capital Salvador, cuja obra já está com 21% encaminhada e tem previsão de entrega para 2013.
"A gente fez uma PP que, com certeza, depois da Copa, vai ficar muito claro o acerto. Eu visitei muito estádio e tem muito elefante branco. O Engenhão [no Rio de Janeiro] não se sustenta. Eu montei uma empresa privada que é uma SPE, que já está trabalhando na agenda do estádio de 2015. Vamos trazer a melhor operadora de arena que tem, que é a Amsterdã Arena, que opera a Arena do Ajax, da Holanda", comemora.
24/08/2011
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...