O governador Ricardo Coutinho assina, nesta quarta-feira (10), a ordem de abertura da licitação do Sistema Adutor TransParaíba, que vai atender as populações de 19 municípios paraibanos, garantindo a segurança hídrica para mais de 140 mil moradores das regiões do Curimataú e do Agreste paraibano que sofrem há décadas com a escassez d’água.
A obra faz parte do programa Mais Trabalho e prevê investimentos da ordem de R$ 220 milhões.
Para isso, Ricardo Coutinho realizará a Caravana Curimataú, que vai percorrer seis dos 19 municípios beneficiados pela adutora TransParaíba: Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Picuí.
Em alguns destes municípios, também serão assinadas ordem de serviço para construção de barragens.
O sistema adutor Curimataú corresponde ao Segmento II da Transparaíba. Esse segmento apresenta uma extensão de mais de 350 km, com diâmetro variando entre 150 mm a 600 mm, uma estação de tratamento que irá trazer água de qualidade a população com capacidade de tratar mais de 544 l/s, e ainda, serão construídas 21 estações de bombeamento, beneficiando em final de plano 148.000 mil habitantes em 19 municípios.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia “A Transparaíba – Sistema Adutor Curimataú, é uma das grandes obras complementares ao projeto de Integração do São Francisco e será de extrema importância para garantir a segurança hídrica para as regiões do Curimataú e Agreste paraibano. Outra grande obra é o Canal Acauã/Araçagi, localizado no eixo Norte do Estado, que deverá ser entregue, a primeira etapa, no próximo semestre pelo Governador Ricardo Coutinho. Com tudo isso, a Paraíba será o Estado que terá a melhor distribuição das águas do São Francisco”, afirmou.
O secretário ainda acrescentou a importância das obras hídricas para o desenvolvimento econômico dos municípios.
“Para uma indústria se instalar em um município, ela necessita de segurança hídrica. Quantas vezes nós ouvimos casos de empresas que não se instalaram em um determinado município porque não tinha a garantia de água. Se foi resolvida a questão da logística com o transporte, através do programa Caminhos da Paraíba, agora chegou a vez da gente atingir a tão sonhada segurança hídrica e essa possibilidade só vai acontecer através de grandes obras como estas”, acrescentou.
09/05/2017
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...