Gestão Nunes abre licitação para estudos de novos atracadouros do Aquático-SP nas represas..


A Prefeitura de São Paulo publicou nesta terça-feira, 07 de abril de 2026, o edital de licitação para contratar empresas ou consórcios que serão responsáveis pelos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a implantação de quatro novos atracadouros do Aquático-SP.

A concorrência e a concessão são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e da SPTrans (São Paulo Transporte).

Segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes, a licitação está incluída na “Ações Estratégicas 29 e 30 do Plano de Metas (2025-2028)”, que preveem a expansão do Aquático-SP na Represa Billings e a viabilização do modal na Represa Guarapiranga. Os estudos contemplam os seguintes locais:

Os atracadouros são:
Represa Billings: Atracadouro Apurá.
Represa Guarapiranga: Atracadouros Guaraci, Santa Paula e Clube Náutico.

Estas estruturas devem atender moradores e quem trabalha em regiões Grajaú, Pedreira, Jardim Ângela, Cidade Dutra e Santo Amaro, na zona Sul.

A expectativa é de redução dos tempos de deslocamento.

Segundo ainda a prefeitura, “o objetivo do contrato, que terá vigência de 10 meses, é definir as condições técnicas e operacionais para os novos pontos de atracação, garantindo a integração tarifária e física com o sistema de ônibus e trilhos. O EVTEA utilizará os dados de mapeamento subaquático (batimetria) já realizados pela SPTrans para subsidiar o licenciamento ambiental e os projetos de engenharia”.

A entrega das propostas foi marcada para até o dia 4 de maio de 2026, às 10h, por concorrência eletrônica. O critério de julgamento será o de menor preço global, e os estudos deverão apresentar o parecer final sobre a viabilidade de cada novo empreendimento. www.licitacoes-e.com.br e www.sptrans.com.br , dentro do link “LICITAÇÕES”.


07/04/2026

Fonte: Diário do Transporte

 

Curso Licitações

03/10/2026

DNIT publica aviso de licitação para viaduto da BR-153 com a Cônego João Lima, em Araguaína

Uma das obras viárias mais aguardadas de Araguaína...

03/10/2026

BR-304 terá licitação para duplicar 174 km no RN

A BR-304 terá três novos trechos incluídos em proc...

03/10/2026

União publica licitação para construção de vara do TRF3 em Naviraí

O aviso de lançamento da licitação para a construç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita
⇧