Em depoimento à CPI da Petrobras, o gerente executivo de engenharia para a área de Abastecimento da Petrobras, Maurício Guedes, foi questionado sobre um contrato de 2011 entre a estatal e o consórcio Odebrecht e UTC para obras de uma unidade do Comperj. Guedes foi coordenador da comissão de negociação do contrato e disse que o negócio de RS 3,8 bilhões foi fechado com dispensa de licitação pela diretoria executiva da estatal.
O gerente explicou que a proposta inicial do consórcio era em torno de R$ 4 bilhões e que eles conseguiram negociar desconto no contrato. Júlio Camargo, da Toyo Setal, teria assinado o documento como testemunha por parte das empreiteiras. As obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ainda não foram concluídas.
Ele afirmou que soube pela imprensa sobre o escândalo de corrupção na estatal e se disse "surpreso" e "indignado". "Nunca me ofereceram vantagem nenhuma em 28 anos de Petrobras", declarou o gerente, ouvido na condição de testemunha.
O gerente disse que entre os ex-diretores Paulo Roberto Costa (Abastecimento), Renato Duque (Engenharia e Serviços) e o ex-gerente Pedro Barusco (Engenharia e Serviços), o último foi com quem teve uma relação mais direta por ser próximo hierarquicamente. "É difícil crer que ele (Barusco) sozinho receberia propina", comentou.
Guedes defendeu que a companhia busque o ressarcimento dos contratos onde houve pagamento de propina. "Acho que a Petrobras tem de reaver os recursos", enfatizou.
10/06/2015
02/06/2026
Prefeitura de Joinville lança licitação para implementação do Parque Porto Cachoeira Setor Beira Rio
A Prefeitura de Joinville publica nesta terça-feir...02/06/2026
Aberta licitação para construção de passarelas no Igapó
A Prefeitura de Londrina publicou edital para sele...02/06/2026
Gasoduto do Sergipe Águas Profundas terá licitação este ano
A Petrobras vai lançar ainda este ano a licitação ...02/06/2026
MPDFT abre licitação para serviços de estruturação de eventos e montagem de estruturas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territó...