O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou que vai abrir licitação para implantação e gestão de sistema de estacionamento rotativo pago. Batizado de Projeto Zona Verde, a medida foi publicada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) em edição extra do Diário Oficial desta sexta-feira (20). A previsão é que o edital de licitação seja publicado na próxima semana. O prazo para a concessão será de 20 anos.
De acordo com o projeto, a Zona Verde abrange áreas de estacionamento da Asa Sul e Asa Norte (quadras comerciais), além de Sudoeste, SIG, SIA, setores Bancário, Comercial e de Autarquias (Sul e Norte), Esplanada, Eixo Monumental e bolsões nas estações de metrô e BRT. A prestação do serviço concedido envolve todas as etapas do projeto, desde a implantação e operação do sistema, passando pela exploração e o gerenciamento dos estacionamentos rotativos, inclusive a manutenção das áreas exploradas. O objetivo é disponibilizar vagas de estacionamento para diminuir o tempo de procura, aumentar a rotatividade e melhorar a mobilidade do trânsito de Brasília.
O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, afirmou que a concessão será onerosa para a concessionária e que não há previsão de desembolso para o GDF. A empresa que apresentar a maior oferta será vencedora da licitação, que ficará a cargo de sua pasta. "A concessionária terá de investir recursos próprios para implantar a Zona Verde e iniciar a exploração dos estacionamentos. O GDF terá participação mínima de 20% na receita bruta, com previsão de arrecadar cerca de R$ 15 milhões por ano para os cofres públicos do Distrito Federal, além de receber a outorga inicial de cerca de R$ 54 milhões", afirmou.
O sistema de estacionamentos rotativos será integrado ao transporte público do DF, com objetivo de incentivar o uso dos coletivos e do metrô. Uma das propostas é que os motoristas que estacionarem seus veículos nos bolsões e embarcarem no metrô ou BRT não paguem a tarifa do Zona Verde - que ainda não foi definida. "A ideia é estimular o transporte público e a ocupação eficiente dos estacionamentos, além de reduzir os congestionamentos e os acidentes de trânsito", colocou Zeno.
20/12/2024
05/03/2026
Prefeitura abre licitação para obra em galeria no Jardim Imperial
A Prefeitura de São José dos Campos abriu a05/03/2026
Prefeitura lança licitação para construção de Estações Elevatórias de Macrodrenagem na Margem..
A Prefeitura de Tubarão vai ampliar a proteção con...05/03/2026
CPTM abre nova licitação para obras da Linha 13-Jade até o centro
Nesta quinta-feira, 5, a Companhia Paulista de Tre...03/03/2026
Nova Veneza vai restaurar a Ponte dei Morosi: 'O amor pode ser eterno, mas exige manutenção'
A Prefeitura de Nova Veneza fará a restauração de ...