GDF ameaça suspender contrato com empresas de coleta de lixo


As três empresas encarregadas da coleta de lixo no Distrito Federal correm o risco de terem os contratos cancelados. O alerta foi dado na tarde desta quinta-feira pelo governador do DF, Jose Roberto Arruda. Reunido com representantes das empresas, ele determinou que o serviço de coleta das prestadoras tem o prazo de 24 horas para ser normalizado. A medida foi uma resposta aos transtornos causados no feriado de Natal, já que alguns pontos da cidade ficaram até três dias sem receber a coleta dos caminhões por falhas no planejamento.
As justificativas apresentadas pelas empresas durante a reunião não convenceram o chefe do Executivo. Irritado com o problema, Arruda foi enérgico nas colocações. “Vocês não têm que se desculparem comigo, mas com a comunidade”, destacou. Regiões como Santa Maria, Setor O e Sudoeste foram as mais afetadas. Para evitar o mesmo transtorno na comemoração do Reveillon, as empresas assumiram o compromisso em ceder mais caminhões. Ao todo, 13 novos carros serão colocados nas ruas para recolher o lixo no feriado.
Pelas estimativas do Serviço de Limpeza Urbano (SLU), o volume gerado na comemoração deverá ficar 30% maior que o normal. Em geral os caminhões das empresas recolhem diariamente 2,4 toneladas. A previsão é que a quantidade fique superior a três toneladas. Até o dia 13 deste mês, o serviço era feito apenas pela empresa Qualix. No entanto, passou a ser realizado também pela Engetécnica e Valor Ambiental. Ambas alegaram que ainda estão no processo de adaptação.
O governo desembolsa todo mês R$ 1,3 milhão para cada uma das empresas encarregadas pela coleta. Diante do risco de uma eventual suspensão de contrato, o superintendente de operação do SLU, Divino Santana, alega que não haveria prejuízos casos as intenções do governo em suspender o contrato se confirmem. “Nós poderemos convocar novas empresas para assumir em caráter emergencial. Portanto, quem não cumprir as normas terá o serviço cancelado. Não há qualquer impedimento para isso”, explica.
Além das três empresas encarregadas da coleta, outras quatro compõem o serviço terceirizado de gerenciamento de lixo no DF. Serviços como coleta de lixo hospitalar, controle do aterro sanitário da Estrutural e varrição são os outros serviços realizados pelas empresas.
Licitação
O próximo edital de licitação para contratação das empresas terceirizadas está previsto para 10 de julho de 2008. A renovação de contrato dependerá do desempenho das empresas exigido na reunião desta quinta-feira pelo governador Arruda. Além disso, o valor pago pelo serviço, R$ 17,9 milhões, também deverá ser levado em consideração para possíveis contratações, já que segundo a superintendência do SLU há empresas interessadas em fechar negócio com o governo por um valor inferior ao atual contrato com as empresas.


27/12/2007

Fonte: CorreioWeb

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita