GDF abre licitação para viaduto entre Sudoeste e Parque da Cidade


O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura, abriu, nessa quinta-feira (14/1), a licitação para contratação de empresa responsável por executar as obras do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig). A construção será feita na saída do Parque da Cidade, próximo ao Complexo da Polícia Civil do DF.

“Hoje, demos o pontapé inicial para tirar mais essa importante obra para a população do Distrito Federal do papel”, ressaltou a secretária executiva de Obras, Janaína Chagas. Cinco consórcios enviaram propostas para executar o empreendimento, avaliado em R$ 27 milhões. A próxima etapa é analisar a documentação de cada uma dessas empresas para certificar se cumprem todas as especificações contidas no edital.

Após a conclusão do elevado, motoristas que saem do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste, ou em direção contrária, não precisarão passar por semáforos, com acessos subterrâneos passando sob a Epig. “Com o viaduto, semáforos e retornos que interligam as duas vias serão retirados. Teremos mais fluidez no trânsito da região”, destacou o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras do DF, Ricardo Terenzi.

Sobrepreço
Em agosto de 2020, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) identificou sobrepreço na licitação para a construção de viadutos entre o Sudoeste e o Parque da Cidade, passando pela Epig.

Segundo o corpo técnico da Corte de Contas, os preços aplicados para o serviço de caminhão basculante na obra estão 24,45% acima dos valores praticados pelo mercado. Esse item representa 48,51% do preço total da obra. Inicialmente, os viadutos custariam aos cofres públicos R$ 26.043.415,11.

À época, a Secretaria de Obras garantiu que as correções no edital do certame, indicadas pelo TCDF, estavam em andamento. De acordo com a pasta, todas as determinações dos órgãos de controle com relação aos processos licitatórios em andamento são prontamente atendidas para garantir total transparência e lisura das licitações.

“A expectativa da pasta é de que o edital seja republicado logo após a aprovação e liberação do certame por parte do TCDF para que as obras possam ser iniciadas ainda neste ano”, concluiu a pasta, em nota enviada ao Metrópoles.


15/01/2021

Fonte: Metrópoles

 

Curso Licitações

02/03/2021

Pela 2ª vez, licitação termina sem interessados em cuidar dos peixes do Aquário

Pela segunda vez este ano, a licitação para conclusão e func...

02/03/2021

Município mantém licitação para a compra de 18 mil testes rápidos

Apesar de insistir em doação de testes junto ao Ministério d...

02/03/2021

Licitação para o trem SP – Campinas deve sair só em 2022, afirma jornal

O Trem intercidades, que promete ligar Campinas à Capital Pa...

01/03/2021

Retomada das obras na escola Sebastião Patrício é lançada após emenda de deputado

Há tempos, o deputado Ulysses Moraes vem realizando cobrança...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita