BRASÍLIA - Pouco depois de chegar na manhã desta quinta-feira ao Senado, o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), anunciou que, em até 60 dias, será realizada nova licitação para substituir os contratos da instituição com as empresas Conservo, Ipanema e Brasília Informática, sobre os quais pairam suspeitas de fraude que estão sendo apuradas pela Justiça. Ele esclareceu que, até que se publique novo edital, os servidores por elas contratados continuarão trabalhando normalmente.
- vou designar meu chefe de gabinete, que é um antigo servidor da Casa, Florian Madruga, que vai presidir essa licitação e, em até sessenta dias, publicar o edital para que não tenhamos suspeitas sobre esses contratos, agora questionados - disse.
Garibaldi explicou que no intervalo anterior à licitação os serviços prestados pelas empresas não serão suspensos. Ele argumentou que tal suspensão, principalmente no caso dos serviços prestados à TV Senado, representaria a interrupção da transmissão da emissora.
O senador defendeu o primeiro-secretário da Casa, Efraim Morais (DEM-PB), que, em gravações da Polícia Federal, é citado por envolvidos nas fraudes por ter assinado uma autorização de licitação.
- Ele não era culpado. Ele realmente autorizou a licitação, mas a Comissão de Licitação foi quem a encaminhou a ele. Isso não quer dizer que ele tivesse conhecimento das irregularidades e não há naquelas gravações nada que leve a uma suspeita com relação ao 1º Secretário. Inclusive, ele está de acordo com essa decisão e colocou-se à disposição para colaborar com essa nossa decisão de proceder a uma licitação em até sessenta dias - afirmou o presidente do Senado.
07/08/2008
24/11/2025
Cursos Presenciais - Contratação Direta, Dispensa e Inexigibilidade - Florianópolis/SC
Curso presencial voltado à Esfera Pública, com foc...12/11/2025
Curso On Line Ao Vivo - Formação e Aprimoramento em Licitações Públicas
Este curso foi idealizado para formar novos profis...02/10/2025
Curso Online Ao Vivo - Utilizando a Inteligência Artificial em Licitação
Neste curso, o participante aprenderá a analisar e...25/08/2025
Cursos Presenciais - Formação e Aprimoramento em Licitações - Florianópolis/SC
O Curso Presencial Completo para Formação de Agent...