Garcia promete licitar obras da estrada da Volta Fria em junho


Prometidas pelo DER para serem iniciadas no mês de abril passado, as obras de recuperação da estrada da Volta Fria, voltaram a sofrer um novo adiamento, entre tantos que já ocorreram desde o início da atual administração estadual.

Durante visita a Itaquaquecetuba, neste sábado (7), o governador Rodrigo Garcia (PSDB) prometeu realizar a licitação das obras “agora no mês de junho”.

Indagado pela repórter Silvia Chimello, de O Diário, sobre as obras de retificação e asfaltamento da estrada e a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, na região do bairro do Rio Abaixo, o governador prometeu abertura de concorrência no próximo mês e explicou:

“Nós tivermos uma série de desafios que foram vencidos no projeto executivo dessa obra e, por isso, nós não a licitamos antes. Agora foi finalizado o projeto e vamos levar em licitação a estrada da Água (sic) Fria, agora no mês de junho na Fase Nove das Estradas Vicinais do DER”, disse Garcia.

As declarações do governador colocam em xeque as mais recentes informações do DER que, ao anunciar o início das obras na Volta Fria para abril, informou que o órgão estava concluindo a licitação do trabalho a ser realizado, com investimento previsto de R$ 39,3 milhões a ser aplicado numa extensão de 11,5 km, por meio do programa Novas Vicinais.

Na oportunidade, o DER informou também que tal valor não incluía a construção da nova ponte sobre o rio Tietê, no bairro do Rio Abaixo, para substituir a atual, que se encontra em precárias condições de conservação. De acordo com o órgão, a futura ponte deveria ser licitada separadamente, logo que o projeto executivo da obra, já em elaboração, estiver concluído.

Com as novas informações do governador Rodrigo Garcia de que as obras ainda estão por serem licitadas, fica ainda mais difícil a conclusão dos serviços, prometidos no início do governo de João Doria (PSDB), dentro da atual administração.

A situação atual de total precariedade da estrada é resultado de uma série de adiamentos no início das obras, prometido pelo secretário João Octaviano, de Logística e Transportes, durante uma visita a Mogi das Cruzes, a convite do deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), no início do atual mandato, em 2021.

As obras deveriam ter sido incluídas no primeiro grande pacote rodoviário destinado ao interior do Estado, mas acabou atrasando, por motivos não muito bem explicados.

Um novo pacote foi divulgado e nele também não constava a estrada da Volta Fria e a sua ponte deteriorada.

Quando as esperanças se voltavam para outro anúncio, eis que surge a pandemia do novo coronavírus, obrigando que o Estado destinasse seus recursos quase que totalmente para o tratamento de uma enorme quantidade de pessoas contaminadas pelo vírus e para tentar evitar que o assustador número de mortes causadas pela doença aumentasse ainda mais no Estado.

Enquanto municípios cobravam cada vez mais leitos e respiradores e o Estado investia pesado na produção da primeira vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo, ninguém sequer ousava falar de obras prometidas e não realizadas.

Mesmo assim, a Volta Fria continuou de fora de outro pacote rodoviário, divulgado ainda durante a pandemia.

Na verdade, o governo está chegando ao nono pacote de obras destinadas a estradas vicinais e somente agora, caso se confirme o anúncio de Rodrigo Garcia, as obras na Volta Fria serão finalmente iniciadas. Vale confiar e esperar para conferir.


08/05/2022

Fonte: O Diário

 

Curso Licitações

04/12/2025

Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura

A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...

04/12/2025

Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...

04/12/2025

Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita