Furto de dados da Petrobras leva Planalto a "congelar" licitação


A ordem dentro do governo é não promover nenhuma licitação para exploração das reservas de petróleo dos campos de Tupi e Júpiter até que a Polícia Federal esclareça o furto dos computadores da Petrobras.
As licitações das duas áreas já estavam suspensas desde que a Petrobras divulgou suas descobertas de um megacampo de petróleo na camada pré-sal naquela região. Vão continuar na gaveta até a conclusão das investigações.
O temor dentro do governo é que os dados dos computadores, que podem conter informações sigilosas sobre localização e extensão dos poços de Tupi e Júpiter, caiam nas mãos de empresas interessadas em explorá-los. Isso poderia conferir vantagem para essas empresas no processo de licitação.
Na época, o governo suspendeu as licitações para reavaliar as regras da concessão das áreas, já que o potencial de exploração era muito maior do que o imaginado inicialmente. O objetivo é adotar mecanismos que permitam ao governo ficar com parte da produção do petróleo explorado ou o equivalente em faturamento.
O presidente Lula, que já sabia do furto, não quis comentar o assunto e afirmou que se "informaria melhor". Ontem, Lula e Dilma conversaram sobre o assunto com o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) também trocou telefonemas com Gabrielli, que ficou responsável de tomar as medidas para tentar reaver os computadores.


15/02/2008

Fonte: Folha Online

 

Avisos Licitações

04/06/2025

Agesul lança licitação para obra em cadeia feminina de Campo Grande por R$ 21 milhões

A Agesul-MS (Agência Estadual de Gestão de Empreen...

03/06/2025

Secretaria Especial de Gestão das Contratações licitará a obra da Adutora do Leite

Foi publicado nesta terça-feira, 3, o Decreto nº 1...

03/06/2025

APS lança editais para contratar equipamentos de informática e ampliar conectividade nos Portos..

A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou do...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita