O ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) é a favor da simplificação dos processos licitatórios para a realização de obras emergenciais, principalmente no setor de infra-estrutura.
"Defendo uma simplificação, uma reforma do sistema de licitações de obras emergenciais e a penalização de fraudes e transgressões", disse o ministro, durante evento para empresários em São Paulo.
Segundo o ministro, a burocracia ainda tem dificultado ou atrasado a realização de obras no país.
"Não quero dizer que o sistema esteja errado. A velocidade das ações dos Estados é muito menor do que poderia ser", afirmou.
Furlan afirmou ainda que há um estudo dentro do governo, elaborado pelo Ministério do Planejamento, que prevê a simplificação de licitações, o que encurtaria o tempo gasto para a realização e conclusão de obras que são essenciais para o país.
"É um tema que está com o ministro Paulo Bernardo [Planejamento]. Eu imagino que ele vai dar um encaminhamento muito proximamente. Os estudos foram concluídos há algum tempo e acho que já estão maduros para serem apresentados."
No caso dos portos, um dos setores tratados como prioritários pelo governo, o ministro afirmou que os "gargalos estão sendo removidos", mas que problemas legais e decisões judiciais ainda dificultam a conclusão de algumas obras.
21/08/2006
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...