Frente apóia empresa brasileira em licitação da FAB


Licitação para a compra de 12 aviões-caça pela Força Aérea Brasileira (FAB) está mobilizando parlamentares para que o consórcio vencedor tenha a participação de empresas nacionais. A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira, que tem cerca de 350 integrantes, decidiu hoje as estratégias que vai adotar para que uma das duas concorrentes brasileiras - Avibrás e Embraer - seja a escolhida pelo Conselho de Defesa Nacional.

Entre outras medidas, a frente decidiu enviar carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a todos os membros do conselho. O órgão, que deverá receber amanhã relatório técnico sobre as propostas dos cinco concorrentes à licitação, é integrado pelo vice-presidente da República; pelos presidentes da Câmara e do Senado; pelos ministros da Justiça, da Defesa, das Relações Exteriores e do Planejamento; e pelos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Os parlamentares pretendem ainda fazer pronunciamentos diários nos plenários da Câmara e do Senado e publicar anúncios em jornais de grande circulação. Além disso, eles querem propor audiências públicas com a Avibrás e a Embraer na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.

Geração de empregos

A compra dos caças supersônicos é uma operação estimada em 760 milhões de dólares. Segundo o presidente da frente parlamentar, deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), a vitória de um consórcio com participação brasileira vai gerar empregos no País, fortalecer a indústria aeronáutica nacional e permitir que empresas brasileiras adquiram tecnologia de construção de supersônicos das companhias estrangeiras com as quais estão consorciadas. A Embraer concorre em parceria com franceses e a Avibrás, com russos.

Além dos dois consórcios que têm participação brasileira, disputam a licitação um grupo americano, outro russo e um terceiro integrado por ingleses e suecos.


24/03/2004

Fonte: Agência Camara

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita