Licitação para a compra de 12 aviões-caça pela Força Aérea Brasileira (FAB) está mobilizando parlamentares para que o consórcio vencedor tenha a participação de empresas nacionais. A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Aeronáutica Brasileira, que tem cerca de 350 integrantes, decidiu hoje as estratégias que vai adotar para que uma das duas concorrentes brasileiras - Avibrás e Embraer - seja a escolhida pelo Conselho de Defesa Nacional.
Entre outras medidas, a frente decidiu enviar carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a todos os membros do conselho. O órgão, que deverá receber amanhã relatório técnico sobre as propostas dos cinco concorrentes à licitação, é integrado pelo vice-presidente da República; pelos presidentes da Câmara e do Senado; pelos ministros da Justiça, da Defesa, das Relações Exteriores e do Planejamento; e pelos comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Os parlamentares pretendem ainda fazer pronunciamentos diários nos plenários da Câmara e do Senado e publicar anúncios em jornais de grande circulação. Além disso, eles querem propor audiências públicas com a Avibrás e a Embraer na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara.
Geração de empregos
A compra dos caças supersônicos é uma operação estimada em 760 milhões de dólares. Segundo o presidente da frente parlamentar, deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), a vitória de um consórcio com participação brasileira vai gerar empregos no País, fortalecer a indústria aeronáutica nacional e permitir que empresas brasileiras adquiram tecnologia de construção de supersônicos das companhias estrangeiras com as quais estão consorciadas. A Embraer concorre em parceria com franceses e a Avibrás, com russos.
Além dos dois consórcios que têm participação brasileira, disputam a licitação um grupo americano, outro russo e um terceiro integrado por ingleses e suecos.
24/03/2004
13/01/2025
Licitação para nova barragem de Concórdia fracassa; entenda
A única empresa que se mostrou interessada em real...13/01/2025
Consórcio lança edital para implantação de usina de asfalto regional
A partir desta segunda-feira, 13, o Consócio Inter...13/01/2025
Planejamento encaminha licitação para pavimentação
A Secretaria de Planejamento encaminhou o processo...13/01/2025
R$ 1 milhão serão investidos em iluminação de LED no município de Ouro Preto do Oeste
O líder do Governo na Assembleia Legislativa de Ro...