Fraude em licitações tramita em sigilo


Na sexta-feira passada o Ministério Público Estadual (MPE), por meio da Procuradoria de Combate aos Crimes praticados por Agentes Políticos Municipais e da Promotoria de Combate ao Crime Organizado, deflagrou uma operação com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão de computadores e documentos em 14 empresas de Belo Horizonte, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Bom Sucesso, Juiz de Fora e Contagem. A Operação 40, como foi batizada, visa a recolher provas de fraude em licitações para compra de medicamentos ambulatoriais pelos municípios e enriquecimento ilícito de servidores públicos e empresários.
O procurador de Justiça Evandro Manoel Senra Delgado, coordenador da operação, afirmou que novos dados só serão divulgados após análise do material que foi recolhido. Ele explicou o esquema. Segundo ele, além da combinação prévia sobre quem ganharia a licitação, as empresas emitiam notas com uma determinada quantidade de remédios e apenas uma parte era colocada à disposição da população. “O município pagava o valor integral e o dinheiro excedente era dividido entre servidores e empresas”, afirma. De acordo com Evandro Delgado, ainda não é possível calcular o prejuízo, mas há provas incontestáveis de que alguns administradores participaram das fraudes, inclusive prefeitos.
Denúncia feita no final de 2006, que mencionava 46 municípios mineiros, deu início às investigações que prosseguiram durante o ano passado. Interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça, mostraram os indícios das fraudes e o envolvimento dos agentes públicos em 29 municípios do Estado. O material recolhido durante a operação vai servir para provar quem são os envolvidos. Participam da fiscalização três procuradores e 11 promotores de Justiça. O MPE contou com o apoio de 61 policiais militares e civis para garantir o cumprimento dos mandados; e da Secretaria de Estado da Fazenda, com 40 auditores fiscais .


11/04/2008

Fonte: Sete Dias

 

Curso Licitações

18/04/2026

Sebrae/AC abre licitação para serviços de manutenção

O SEBRAE/AC publicou o Aviso de Licitação referent...

17/04/2026

Joinville diz ao MP quando pretende lançar primeira licitação do transporte coletivo

A prefeitura de Joinville pretende lançar a primei...

17/04/2026

Antônio João divulga licitação para obra de Escola de Tempo Integral

A Prefeitura de Antônio João divulgou a licitação ...

17/04/2026

Casas do bairro Satélite serão regularizadas; licitação é publicada

A Prefeitura de Teresina publicou aviso de licitaç...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita