A Prefeitura de Franca (SP) adiou na última sexta-feira (20) a licitação que escolheria a empresa organizadora dos shows artísticos da 46ª Feira Agropecuária (Expoagro), que acontece entre os dias 22 e 31 de maio. A abertura dos envelopes, que aconteceria na semana passada, não ocorreu devido ao não comparecimento do representante de uma das empresas concorrentes. Com o impasse, a realização dos shows ainda não está garantida, e a nova data para o processo licitatório foi marcada para o dia 5 de março, de acordo com a administração municipal.
Nos últimos dois anos, a Expoagro não teve nenhuma empresa interessada em organizar a programação musical do evento, que contou somente com atividades como mostra e torneio de animais. A falta de shows desde então tem sido alvo de críticas por parte da população, que considera a programação artística um atrativo para a feira.
De acordo com o gerente de agronegócio da Prefeitura, Jacinto Chiareli Junior, 15 empresas compareceram à licitação na sexta-feira. No momento da abertura dos envelopes, no entanto, o representante de uma das concorrentes não encontrava-se mais no local, o que impediu o andamento do processo. "As empresas que apresentam propostas precisam de um representante presente na hora da abertura dos envelopes. Esse representante chegou a entregar a proposta, mas foi embora. Por isso não pudemos dar continuidade à licitação", afirma.
Além do problema com a abertura de envelopes, outras sete empresas foram inabilitadas devido a irregularidades na documentação entregue à Prefeitura. "Mesmo assim, todas as empresas terão prazo para recurso, de cinco dias a partir da publicação no Diário Oficial do município", explica Chiareli Junior.
O adiamento da licitação a menos de três meses do evento não deve prejudicar a contratação de artistas que venham a se apresentar na Expoagro, segundo o gerente de agronegócio. "As empresas que são do ramo já têm artistas contratados para o ano todo. Acredito que haja tempo hábil para isso", diz. A alteração no lance mínimo cobrado pelo evento, de R$ 300 mil para R$ 80 mil, também deve garantir, segundo o gerente de agronegócio da Prefeitura, que alguma empresa seja contratada no processo licitatório.
Impasse
A Expoagro segue sem shows desde as duas últimas edições do evento, em 2013 e 2014. Nas duas ocasiões, o evento não contou com apresentações artísticas devido a falta de interesse de empresas em organizar a produção musical na feira.
Em entrevista ao G1 em dezembro do ano passado, o prefeito Alexandre Ferreira (PSDB) descartou qualquer possibilidade da Prefeitura em assumir a programação musical da Expoagro. "Existe um TAC que nos obrigou a fazer licitação a partir de 2013. Quando fizemos, as empresas não entraram, pois muitas não têm a documentação correta para fazer os shows. A feira surgiu como técnica, mas tem o viés shows, lazer. Mas a Prefeitura bancar os shows é algo muito sério. Porque se der prejuízo, eu estou dando prejuízo para o erário público, e eu vou ser acionado criminalmente por ter dado prejuízo. Não posso assumir esse prejuízo", disse, na ocasião.
24/02/2015
04/12/2025
Ministério da Gestão regulamenta licitação por diálogo competitivo e amplia ferramentas que..
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços P...04/12/2025
Obra – Semae abre licitação para nova adutora nas regiões do Dois Córregos e Cecap
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Pi...04/12/2025
Prefeitura de Feira abre licitação para requalificar Praça do Sapateiro no início de 2026
A requalificação da Praça do Sapateiro, no estacio...04/12/2025
Prefeitura remarca para fevereiro abertura de licitação para obras no Bairro Élisson Prieto
A Prefeitura de Uberlândia marcou para o dia 2 de ...