Fórum destaca benefícios da Lei Geral para pequenos negócios e municípios


O Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Conesul, que terminou na última sexta-feira (7), em Naviraí, ofereceu no campus da UFMS capacitações a 429 pessoas, 145 delas participantes das caravanas de 12 municípios do Estado; entre empresários, produtores rurais e gestores públicos.
Em dois dias de evento, foram realizados palestras e curso direcionados aos segmentos industrial, rural, do comércio e serviços; com temas nas áreas de compras governamentais, políticas públicas para o desenvolvimento local, inspeção sanitária, qualidade na produção de leite, atendimento ao cliente, vendas, mercado de trabalho, gestão e inovação; entre outros.
Flávia Rosa, gerente do Sebrae na região sul do MS, considera que “o evento trouxe excelentes resultados para a região, principalmente porque esteve em debate o desenvolvimento através de ações de parceria dos municípios do Consórcio Cone Sul com o Sistema S”.
Desburocratização, desoneração e incentivos
Na ocasião, o Sebrae/MS entregou aos prefeitos e representantes dos oito municípios que fazem do Cone Sul (Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru), uma avaliação de artigos da Lei Geral regulamentada em cada localidade e que podem ser aprimorados.
Esta ação visa consolidar três pilares (desburocratização, desoneração e incentivos) da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) através da criação de mecanismos legais para que os pequenos negócios possam fornecer produtos e serviços aos órgãos públicos, além de encontrar um ambiente favorável para atuarem e crescerem no município.Os gestores públicos responsáveis diretamente pelo desenvolvimento local estiveram presentes em palestras da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas do Estado, que destacaram o papel pedagógico de ambos os órgãos e se colocaram à disposição. Um grupo de 50 pessoas participou ainda do Curso de Compras Governamentais, promovido pela entidade de apoio das MPEs.
Parcerias
O Fórum Regional de Desenvolvimento – Circuito Cone Sul – é uma realização do Sebrae, Sistema Fiems, Sistema Fecomércio, Sistema Famasul; Sest/Senat e Sistema OCB/MS; e contou na região com o apoio da Assomasul, Associação Comercial e Empresarial de Naviraí, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul de Mato Grosso do Sul), TCE/MS, UFMS e Prefeitura Municipal de Naviraí.


10/06/2013

Fonte: Agora MS

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita