Forte São Marcelo terá licitação em outubro


Foi publicado na quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, o edital de licitação para restauração do Forte São Marcelo, na Baía de Todos os Santos. Segundo divulgou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a licitação só deve ocorrer no dia 8 de outubro. Como antecipou o CORREIO, a obra vai abranger a recuperação da parte física da fortificação, fechada desde 2011.

De acordo com a publicação no Diário Oficial, a empresa contratada deverá fazer a “elaboração de projeto básico e de projeto executivo, e a execução da obra para a reconstituição das fundações, estabilização da estrutura, recuperação e conservação dos ambientes”.

A restauração será financiada pelo governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas. Depois da obra (que é considerada a primeira grande intervenção pelo Iphan), o forte deve passar para a iniciativa privada.

A ideia é que o Forte São Marcelo abrigue um restaurante com um espaço multiuso, além de um centro de referência da memória do próprio Forte do Mar, como também é conhecido. A estrutura foi erguida no século XVII sobre uma coroa artificial, delimitada por rochas.

O espaço estava praticamente sem utilização há anos. Em 2008, o livro As Fortalezas e a Defesa de Salvador, do urbanista Mário Mendonça de Oliveira, apontou a necessidade de intervenções na estrutura do Forte para mantê-lo de pé.

De acordo com a assessoria do Iphan, essa será a primeira reforma detalhada no local - que fica a cerca de 300 metros da costa -, desde que ele foi criado, incluindo a manutenção da parte subaquática.


29/08/2014

Fonte: Correio 24 Horas

 

Avisos Licitações

17/07/2026

Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...

17/07/2026

Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares

A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...

18/07/2026

Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município

Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...

17/07/2026

Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..

Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita