Fornecedores pedem pressa na licitação de 3G


Fabricantes de equipamentos e handsets que, até o ano passado discutiam se era ou não o momento para que o Brasil licitasse as freqüências de 3G, agora fazem coro ao pedir pressa à Anatel para definição da licitação, como forma mais econômica e eficiente de se universalizar a banda larga, já que grande parte das infra-estruturas de 2G implantadas no País poderá ser aproveitada.
“A licitação ainda está em fase de estudos, mas com isso já levaram a paciência da indústria ao limite máximo”, protesta o vice-presidente da Ericsson no Brasil, Carlos Duprat.
“Temos uma produção local forte, pronta para fazer a virada tecnológica e fornecer equipamentos de 3G, mas se esse maldito leilão demorar muito (e digo maldito apenas porque está demorando), vamos acabar tendo de importar esses equipamentos”, alerta ele, indicando o risco de a produção ser transferida para outra unidade da Ericsson fora do Brasil. "Tivemos um primeiro trimestre muito ruim e a nossa luz no fim do túnel é um leilão de 3G ainda nesse semestre”.
O chairman do UMTS Forum para América Latina, Mário Baumgarten, reforçou a posição de Duprat ao afirmar que o Brasil está perdendo espaço na cadeia produtiva. “Sem a 3G, o Brasil corre o risco de perder mais de US$ 2,6 bilhões em exportações de terminais, já que os terminais aqui são de 2G e o mundo já migrou para a 3G”, afirma
Baumgarten.
“Hoje o Brasil tem 101 milhões de usuários móveis e qualquer um que olhe a curva de crescimento da base vê que a 2G se esgotou. Agora é apenas um crescimento vegetativo e é difícil achar algum argumento racional para a não implantação da 3G”, completa.
Segundo Baumgarten, a estimativa da consultoria Arthur D’Little é de que existam em 2009 um total de 565,2 milhões de terminais 3G (WCDMA), 165,17 milhões aparelhos o EV-DO e 32,83 milhões de terminais compatíveis com WiMAX móvel.
O presidente da Qualcomm, Marco Aurélio Rodrigues, também defende a 3G como melhor caminho para universalização da banda larga. “Já passamos muito do tempo de discutir, a implantação da 3G tem de ser já. Se não dá para antecipar (a licitação) tem de começar”.


28/03/2007

Fonte: Ti Inside

 

Avisos Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita