Fornecedora de roupas para presidiários quer participar de licitações públicas


Paulo Afonso - A empresária Danucha de Brito Kowalski tem uma empresa de confecções instalada dentro do presídio de Paulo Afonso, no norte da Bahia, e está terminando de estruturar o empreendimento para fornecer roupas aos presidiários. A intenção é usar os detentos como mão-de-obra.
A proprietária sabe que, pelo seu cunho social, a empresa é dispensada de licitações, mas não conhece os detalhes da lei que regulamenta a isenção fiscal. Por isso, resolveu procurar ajuda e foi até a Oficina do Empreendedor, realizada pelo Sebrae Bahia em Paulo Afonso, que reúne até esta quarta-feira (22), no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, vários interessados em ampliar os conhecimentos empresariais. O evento, uma iniciativa do Sebrae Bahia e parceiros, começou terça-feira (21).
Danucha se inscreveu na palestra de compras governamentais para conhecer as leis de licitações. Ela diz que precisava dos detalhes práticos das leis (9.433/05, estadual; e 8.666/93, federal), mas não sabia como fazer isso. “Ainda estou resolvendo a parte burocrática da empresa e decidi me informar sobre as leis porque sei que existem detalhes que eu não conheço”.
Segundo ela, a participação na Oficina do Empreendedor também vai ajudá-la a concorrer às compras governamentais promovidas pelo poder público. “Ví na Oficina que o Governo da Bahia tem um site (comprasnet.com) com licitações agendadas aos interessados, e que esse processo é aberto aos empreendedores individuais e donos de micro e pequenas empresas. Achei muito bom saber disso”.
A palestra de compras governamentais foi bastante procurada. A consultora Jussara Amaral explicou que o primeiro passo para aqueles que desejam participar de uma licitação ou compra governamental é estruturar a empresa financeiramente, tendo cuidado também com a produção e com a capacidade de atender à demanda. Ela lembrou ainda que não adianta um empreendedor entrar num processo de licitação se ele não conhece bem o edital. “É preciso conhecer os detalhes da licitação, porque isso representa a vantagem diante da concorrência”.
O evento serviu para que o comerciante José Rogério de Medeiros pudesse se preparar para as licitações que ocorrerão em Paulo Afonso nos dias 27 e 28 de setembro. O Estado abrirá um processo de licitação em que as micro e pequenas empresas da região poderão entrar na concorrência. Serão licitados gêneros alimentícios (como carne, feijão, arroz e biscoitos) e materiais de limpeza (como sabão, sabonete e desodorante).
José tem uma distribuidora de alimentos na cidade e depois da oficina pretende se familiarizar com a licitação. “Vou me informar porque quero muito participar e vou trabalhar para que isso possa acontecer”, falou.

Cursos atraem empresários
Análise e planejamento estratégico, organização financeira, gestão visual de lojas. Estes foram alguns dos mini-cursos oferecidos pela Oficina do Empreendedor em Paulo Afonso. Silvânia Feitosa, gerente de uma loja de confecções na cidade, foi uma das participantes. Ela se inscreveu para a palestra que destacou a importância do visual nos empreendimentos. “Não sabia que a decoração poderia influenciar tanto no faturamento de uma loja. Já estou pensando em como organizar o visual da loja para o dia das crianças e para o Natal com os conhecimentos adquiridos no mini-curso”.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Paulo Afonso, Maciel Teixeira, que visitou o evento, reiterou a importância da decoração como fator de influência nos lucros de uma empresa. “Nós temos dados indicando que uma loja pode aumentar em até 45% o seu faturamento se caprichar no visual. Os clientes se sentem motivados a comprar quando estão num ambiente devidamente decorado”.
A Oficina do Empreendedor também deu oportunidade para que os interessados em se tornar empreendedores individuais pudessem formalizar seus serviços. As irmãs Marta e Marli Maria Mendes foram algumas das novas empreendedoras individuais. Elas trabalhavam como sacoleiras há cinco anos e não viam a hora de abrir a própria empresa. “Decidimos abrir uma lojinha de roupas e artigos para bebê e queríamos fazer tudo certinho. O primeiro passo foi procurar o Sebrae. Aproveitamos a Oficina do Empreendedor para fazer isso.”, disse Marta.
Marli ficou surpresa com a facilidade de abrir uma empresa como empreendedora individual e disse que agora se sente realizada. “É a conquista de um sonho!”, disse a nova empreendedora, que agora integra o quadro de aproximadamente 300 empreendedores individuais, em Paulo Afonso.
Serviço:Sebrae na Bahia – (71) 3320-4300 Central de Relacionamento Sebrae – 0800-570-0800


22/09/2010

Fonte: Sebrae/BA

 

Avisos Licitações

17/01/2026

Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...

16/01/2026

Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...

17/01/2026

Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos

A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...

16/01/2026

Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo

Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita