Florianópolis terá novo aeroporto


Florianópolis - A licitação para construção do novo terminal de passageiros do aeroporto de Florianópolis, que custará cerca de R$ 200 milhões, será lançada até janeiro do próximo ano, quando os projetos para a obra forem concluídos, informou ontem a diretora de engenharia da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Eleuza Lores. Ela participou da abertura de exposição que vai mostrar o projeto, com suas plantas e maquetes, para a comunidade local, no Beiramar Shopping.
O terminal será construído com recursos próprios da Infraero no conceito de "aero-shopping", com praça de alimentação e pontes de embarque. Eleuza diz que com a finalização dos projetos da obra será possível definir com maior exatidão o valor do investimento. "Mas os terminais deste padrão que temos construído têm saído na faixa de R$ 200 milhões", explicou. "A partir da conclusão dos projetos faremos a licitação, que, neste tipo de aeroporto, costuma levar cerca de seis meses. Com isso, planejamos iniciar as obras no segundo semestre do próximo ano", acrescentou.

Sem restrições
A área construída do novo terminal será de 27,4 mil m², o que permitirá capacidade para 2,7 milhões de passageiros por ano. É mais do que o dobro dos 1,28 milhão de passageiros que passaram no ano passado pelo aeroporto Hercílio Luz. A área do atual terminal de passageiros também tem menos da metade da prevista no novo projeto: 12,6 mil m2. A Infraero não conta com problemas ambientais para realizar a obra. "Já fizemos consultas aos órgãos competentes e não houve restrição. À medida que os projetos ficarem prontos serão encaminhados para o licenciamento", disse Eleuza.

O aeroporto da capital catarinense é, segundo a Infraero, o que mais recebe vôos fretados no País. A maior parte é de turistas que vêm no verão, principalmente da Argentina, do Uruguai, do Paraguai e do Chile. Tanto é que a média de passageiros embarcados e desembarcados diariamente sobe de 3,5 mil para 5 mil no verão. Hoje o aeroporto recebe média de 54 vôos comerciais regulares.
No momento a Infraero está em processo de licitação para obras nos aeroportos Santos Dumont, Congonhas, Guarulhos, Goiânia, Vitória e Macapá.


09/09/2004

Fonte: Gazeta Mercantil

 

Curso Licitações

13/06/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/03/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

14/06/2024

Prefeitura de Araraquara lança licitação da segunda fase das obras na Via Expressa

A Prefeitura de Araraquara publicou, nesta quinta,...

13/06/2024

Licitação da obra da nova ponte entre São Valentim do Sul e Santa Tereza será aberta no dia 3 julho

A informação foi confirmada pelo prefeito de São V...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita