A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, está em situação de emergência em saúde pública. É que cresceram os casos de síndrome respiratória aguda grave no município. O decreto de situação de emergência em saúde pública foi assinado pelo prefeito de Florianópolis Topázio Silveira Neto.
Segundo o Diário Oficial do Município, a medida tem prazo de 180 dias, contados a partir dessa quinta-feira. A prefeitura da capital catarinense informou que houve um aumento expressivo nos índices de internações em leitos de unidades de terapia intensiva neonatal, pediátrica e de adultos.
Ainda de acordo com o município, há uma ocupação de 100% dos leitos de retaguarda hospitalares na capital e nos municípios do entorno, o que levou à superlotação dos centros de atendimentos. Esses leitos são destinados a pacientes que não precisam de cuidados intensivos, mas que precisam de um ambiente mais tranquilo para se recuperar.
O decreto autoriza a contratação temporária de profissionais para a rede municipal de saúde, a ampliação da carga horária dos contratos administrativos já existentes e a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços voltados para o enfrentamento da emergência sanitária.
*Com informações da Agência Brasil
02/05/2025
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...