Firmas questionam licitação de EIA/Rima de avenidas


Brasília - A maioria das 12 empresas não selecionadas para seguir na concorrência pública da elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), das Avenidas Perimetrais do Porto de Santos, apresentou recursos contra suas desclassificações.
Conforme a comissão da estatal destacada para coordenar a licitação, oito firmas questionaram oficialmente não terem sido habilitadas a participar da próxima etapa do processo: a de análise das propostas de preços. Apesar de ser uma concorrência pública, os nomes das empresas não foram revelados.
Das três empresas consideradas aptas a permanecer no pleito no último dia 7 — Vetec Engenharia, Cia. Brasileira de Projetos e Empreendimentos e Arcades Tetraplan S/A — duas apresentaram contra-recurso às ações das desabilitadas, o que está sendo analisado pela comissão.
A construção das avenidas perimetrais está orçada em R$ 790 milhões e deve levar quatro anos para ser concluída. Para a fase de elaboração do EIA/RIMA, foram destinados R$ 42 milhões. O empreendimento, principal obra de infra-estrutura portuária do Governo Lula, prevê a implantação de um complexo viário nas duas margens do estuário e um túnel ligando as duas vias. No trecho que passará pelo Centro de Santos, está previsto um mergulhão, uma passagem subterrânea entre o Armazém 1 e a Praça Barão do Rio Branco por onde passará a tráfego rodoviário do complexo portuário.
Empresas - Das 37 empresas que compraram o edital para a elaboração do EIA/RIMA, 15 entregaram suas propostas à Codesp. Excetuando as três empresas habilitadas a prosseguir na concorrência pública, as demais firmas que apresentaram as propostas foram: Laboratório de Engenharia e Consultoria Ltda. (Lenc), VKS Partex Engenharia Consultores Ltda., Empresa de Engenharia Ambiental (EEA), DTA Engenharia SCL, Prado e Oliveira Engenharia, Cema Consultoria e Estudos Ambientais Ltda., Profil Engenharia e Ambiente Ltda., Ambientalis Engenharia Ltda., Itsemap Serviços Técnicos Mapfre Ltda., STCP Engenharia de Projetos Ltda., Ecology and Environment do Brasil e Herjack Engenharia S/C Ltda.


04/01/2005

Fonte: A Tribuna

 

Curso Licitações
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita