A forte demanda por processamento de dados, provocada pelo boom da inteligência artificial, obrigou a Dataprev, estatal de TI do governo federal, a remodelar por três vezes uma concorrência para a aquisição das GPUs.
"Primeiro o prazo era de 40 dias para entrega, mas os fornecedores não conseguiam cumprir. Depois aumentamos para 100 dias, e nada. E agora estamos vendo como definir o prazo de entrega. Faltam placas GPUs no mercado para sistemas de alto desempenho", afirmou Rodrigo Assumpção, que participou nesta segunda-feira, 29/07, da Conferência Nacional dos Agentes Produtores e Usuários de Dados - Soberania Nacional em Geociências, Estatísticas e Dados: riscos e oportunidades do Brasil na Era Digital, realizada pelo IBGE, no Rio de Janeiro.
A Dataprev e o Serpro são os responsáveis pela Infraestrutura Nacional de Dados (IND), liderada pelo ministério da Gestão e Inovação. Na prática, a infraestrutura nacional de dados consiste em um conjunto de normas, arquiteturas e políticas integradas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e os ambientes de negócio. Segundo ainda o governo, a IND vai trazer luz sobre o potencial dos dados governamentais.
29/07/2024
17/07/2026
Estado abriu licitação de R$ 20 milhões para construir CAPS I e CER IV em Guanambi
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a...17/07/2026
Bonito abre licitação de R$ 5,7 milhões para construir 40 casas populares
A Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, ...18/07/2026
Eduardo Braga anuncia licitação do Porto de Eirunepé, uma das maiores obras do município
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga anunciou a a...17/07/2026
Empresas têm até o dia 25 de agosto para apresentar propostas em licitação de obras em 10 ruas..
Está marcado para o dia 25 de agosto a abertura da...