A Força Aérea Brasileira (FAB) pretende montar em São Paulo uma nova fábrica de aeronaves, para produzir o substituto do Bandeirante. O projeto deve ser instalado no Campo de Marte, na zona norte da capital paulista.
O novo projeto, que já surge com uma encomenda de pelo menos 100 aeronaves, já havia sido ventilado no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, quando a Embraer passou a resistir à vontade da Aeronáutica em certos projetos militares, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
No mercado, as novas aeronaves custam até US$ 1 bilhão, mas, com a instalação do hangar em São Paulo, a FAB espera obter um custo significativamente menor.
A aeronave mais cotada para ser produzida é o turboélice espanhol Casa 212-400, embora ainda vá ser realizado um processo de licitação. A FAB teria licença para fabricar o equipamento com pessoal próprio.
O Bandeirante, usado pela Força Aérea em operações de salvamento e missões de entrega de medicamentos, deixou de ser fabricado pela Embraer em 1990. Desde então, a FAB busca um substituto para o modelo.
10/05/2006
04/12/2025
Abertura de licitação prevê compra de nova ambulância para Rolim de Moura
A Prefeitura de Rolim de Moura anunciou a abertura...04/12/2025
Prefeitura de BH abre licitação para ampliar vagas de estacionamento rotativo
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTran...04/12/2025
Codeba abre licitação para obras em porto de Ilhéus; valor não foi informado
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) ...03/12/2025
Estado firma convênios e autoriza licitação para obras de infraestrutura em 14 municípios baianos
O Governo da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (3...