Balanço apresentado ontem pelo Ministério da Integração Nacional ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indica que a execução média das obras de transposição de parte das águas do rio São Francisco está em 15,3%, informa reportagem de Eduardo Scolese, publicada nesta quinta-feira pela Folha.
Segundo a reportagem, para cumprir as metas estipuladas pelo governo para dezembro deste ano, a execução nesses 75 dias terá de superar o total realizado desde o início das obras, em agosto de 2007.
Depois de mudada, a meta oficial aponta, para dezembro, a execução de pelo menos 32% das obras do eixo norte e de 40% no leste. Além das empresas que venceram as licitações, o Exército é o responsável por uma parte da obra.
A Folha informa que os militares, segundo o balanço, já concluíram 51% dos trechos sob sua responsabilidade: canais de aproximação (entre o rio e as estações de bombeamento) e duas barragens, em ambos os eixos.
A média de execução dos 14 lotes, ou seja, sem a ação dos militares, é de 12,7% --de 21,6% no leste e de 7,8% no norte. Dos 14 lotes da transposição, nove estão em andamento.
Outro lado
O secretário-executivo da pasta, João Reis Santana, disse que as "obras estão dentro do cronograma previsto".
Em relação a mudanças nas estimativas do PAC, a informação é que houve uma "readequação dos cronogramas físico e financeiro", mas que a meta de finalização dos eixos foi mantida.
15/10/2009
17/01/2026
Limeira abre licitação para apreensão de animais por R$ 246 mil
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria Mu...16/01/2026
Estado publica licitação para reforma e ampliação da unidade da HEMOBA em Brumado
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) p...17/01/2026
Amambai lança licitação de R$ 12,8 milhões para renovar frota de veículos
A Prefeitura de Amambai, a 338 km de Campo Grande,...16/01/2026
Prefeitura lança licitação para pavimentar a Vila Mezzomo
Ponta Grossa lança, neste mês, a primeira de uma s...