Ex-funcionário dos Correios diz que CPI deveria investigar quem autoriza licitações


Brasília - O ex-chefe de departamento dos Correios, Maurício Marinho, disse aos integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que as denúncias de corrupção na estatal deveriam ser investigadas entre as pessoas que autorizam os processos de licitação e as que controlam as áreas que movimentam mais recursos, como as diretorias de operações e de tecnologia.
Depois de negar ser "bandido em qualquer grau" e de alegar que as gravações divulgadas "são criminosas e sem validade jurídica", Marinho disse não acreditar que o empresário Arthur Washek seja o único mandante dessas gravações, antecedidas por quatro outras conversas com duas pessoas que se apresentaram como empresários. As conversas, acrescentou, diziam respeito a outras áreas que não aquela onde atua. "O departamento de Contratação não tem direito sequer de homologar processo licitatório", afirmou.
Sobre as "cotas políticas" de distribuição dos titulares das diretorias da estatal, o ex-chefe de departamento informou que as de operações e tecnologia caberiam ao PT; as de recursos humanos, comercial e financeira, ao PMDB; e a de administração, ao PTB.
Marinho desmentiu o que havia dito na gravação, sobre fazer parte de um esquema de corrupção comandado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ): "Nunca liguei para o deputado e ele nunca ligou para mim". E como no seu depoimento à Polícia Federal, disse ter "falado demais".
O ex-chefe de departamento pediu ainda que a CPMI determine o rastreamento dos telefones que utilizou desde junho de 2004, quando assumiu a chefia do Departamento de Contratação e Administração de Material dos Correios. Quanto aos R$ 3 mil que recebeu das mãos dos responsáveis pela gravação, Marinho disse que "jamais pediu dinheiro" e que "foi uma falha, um ato impensado".


21/06/2005

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

29/05/2024

Projeto da nova ponte sobre a ERS-431 avança com abertura de licitação

O tão aguardado projeto da nova ponte sobre a ERS-...

28/05/2024

Governo de MT lança licitação para restaurar 39,9 km de rodovia até região do Pantanal

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logísti...

29/05/2024

Prefeitura de Maringa republica licitação para contratar empresa para remoções de arvores

A Prefeitura de Maringá republicou, na tarde dessa...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita