A Procuradoria da República em Mato Grosso denunciou o ex-senador Ney Suassuna (PMDB-PB) e outros cinco ex-deputados federais por envolvimento com a máfia dos sanguessugas.
Apontados como o "braço político" do esquema de compra superfaturada de ambulância, eles são suspeitos de crimes como formação de quadrilha, corrupção passiva, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Os outros ex-congressistas citados são Isaías Silvestre (PSB-MG), Nilton Capixaba (PTB-RO), Robério Cássio Ribeiro Nunes (do então PFL-BA), José Cleonâncio da Fonseca (PP-SE) e José Heleno da Silva (PRB-SE).
"As investigações demonstraram que os denunciados associaram-se de forma estável e permanente à organização criminosa, cabendo-lhes a apresentação de emendas parlamentares direcionadas a abastecer os cofres da quadrilha", apontou a procuradora da República Léa Batista de Oliveira, em denúncia encaminhada à Justiça Federal.
A máfia dos sanguessugas foi desmontada pela Polícia Federal em 4 de maio de 2006. Segundo a PF, liderado pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da empresa Planam, o grupo atuava tanto no Congresso -pagava propina por emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias e materiais hospitalares- quanto na licitação nos municípios beneficiados com as verbas.
Segundo a denúncia, havia um "núcleo parlamentar" que viabilizava a aprovação das emendas.
25/10/2008
19/03/2025
Câmara de Nova Iguaçu abre licitação de R$ 60 mil para buffet em sessões legislativas
A Câmara Municipal de Nova Iguaçu, na Baixada Flum...19/03/2025
Prefeitura abre licitação para obra do Novo PAC em Nova Fazenda
A prefeitura de Laguna abriu a licitação para a co...19/03/2025
Cascavel anuncia licitação de R$ 200 mil em equipamentos agrícolas para o Assentamento Santa..
O município de Cascavel anunciou no Diário Oficial...18/03/2025
Após acordo com consórcio, Estado vai abrir licitações para finalizar obras
Após firmar acordo com o Consórcio BRT, o Estado d...