Um mapeamento dos processos e custos operacionais das contratações públicas realizadas pelo Governo Federal, coordenado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), vinculada à Universidade de São Paulo, confirmou que o pregão eletrônico é a mais rápida e barata modalidade licitatória do governo hoje.
A pesquisa será concluída somente em março, mas já é capaz de confirmar estimativas realizadas pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
“Já foi possível verificar, por exemplo, que o tempo médio de uma contratação por meio da modalidade eletrônica demora em média 17 dias, desde que é formalizada a solicitação de uma determinada compra à área de aquisições do órgão até a assinatura do contrato”, disse, Adolpho Pacheco, pesquisador da FIA envolvido no levantamento.
Cada órgão federal possui uma área responsável pelas contratações que ocorrem de forma descentralizada. Atualmente 3.386 Unidades Administrativas de Serviços Geais (Uasgs) realizam compras públicas federais em todo o País. O estudo demonstra ainda que o gasto com pessoal responde pelo maior custo administrativo do governo nesses procedimentos. “Isso levou a concluir que a inversão das fases no processo de licitação, já adotada pelo pregão, torna o processo muito mais ágil, bem como reduz os custos do governo e também dos fornecedores”, diz Pacheco.
A medida — contemplada no projeto de alteração da Lei de Licitações que integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) — permite que a disputa de preços ocorra antes da fase de habilitação das concorrentes.
Com essa mudança, somente o fornecedor que ofertou o menor preço tem de apresentar toda a documentação exigida. A contratação é confirmada se ele comprovar que está apto a fornecer aquele determinado bem ou serviço para a Administração. Caso contrário, a empresa que ofertou o segundo menor preço é chamada a apresentar sua documentação.
Medir o custo médio operacional do Governo Federal e do fornecedor para participar das licitações em cada modalidade de contratação é o foco da segunda etapa do mapeamento.
07/02/2007
10/04/2026
CASAN lança licitação para ampliar Sistema de Esgoto de Canoinhas
Com o objetivo de ampliar a coleta e tratamento de...10/04/2026
Edital prevê R$ 53 mil em equipamentos para Farmácia Viva
A Fapec lançou edital para compra de equipamentos ...10/04/2026
Prefeito Augusto Castro autoriza licitação para restauração e revitalização da ponte de pedestres..
A Prefeitura de Itabuna autorizou a abertura de li...10/04/2026
Prefeitura de Leme abre licitação para construção de estacionamento do novo Ginásio de Esportes..
A Prefeitura do Município de Leme, por meio da Sec...