SÃO PAULO - Os estrangeiros estão mesmo de olho nas oportunidades do setor ferroviário brasileiro. Semana passada, chineses, coreanos e franceses disputaram a licitação para aquisição de 30 trens, por parte da Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro, que serão destinados à Central/SuperVia. Ainda não foi dado prazo para a divulgação do vencedor na concorrência, que vale um negócio de cerca de US$ 220 milhões, para o fornecimento de quatro composições destinas a movimentação de passageiros.
Estão no páreo, ao terem participado da concorrência, dois consórcios chineses, um composto pelas empresas CMC-CNR CRC e o outro por CSR Qingdao Sifang Locomotive & RolLing Stock Co, bem como a coreana Rotem Company e a francesa Alstom Transport, conforme divulgou a secretaria.
Os novos equipamentos serão financiados pelo Banco Mundial, que fará a avaliação final do projeto, após uma pré-avaliação que será realizada por uma comissão. A ação integra a segunda etapa do Programa Estadual de Transportes. A intenção é a modernização do sistema ferroviário metropolitano do Rio.
Após todo o processo de verificação das propostas, e a confirmação do vencedor, o consórcio terá o prazo de um ano para a entrega do primeiro trem. A partir daí, mais 21 meses serão contados para a consolidação do restantes.
09/02/2009
19/01/2026
Saúde de Londrina prepara licitação para contratar 16 leitos para internações involuntárias
A secretária de Saúde, Vivian Feijó, confirmou que...19/01/2026
Licitação de R$ 114 vai garantir asfaslto na MT-270 em Guiratinga
O governo de Mato Grosso deu o sinal verde para um...19/01/2026
Licitação prevê asfalto e drenagem em avenida estratégica de VG; confira
A Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande, deverá p...18/01/2026
Codeba aprova abertura de licitação pra dragagem do canal portuário
A continuidade da dragagem no canal portuário do r...