Estatal paranaense quer investir em hidrelétrica de MT


Num negócio que segundo mercado pode chegar perto de R$ 150 milhões, a estatal paranaense de energia Copel anunciou sua intenção de comprar a usina hidrelétrica de Itiquira, no Mato Grosso - de quem já absorve a produção integral de 156 megawatts, potência instalada do empreendimento -, que pertence à NRG Energy, empresa norte-americana que está reavaliando suas prioridades no Brasil. A venda será pública, com o leilão a ser marcado para os próximos meses.
O contrato da Copel com a Usina de Itiquira para a compra de sua produção foi renegociado a partir de 2003, dentro do plano do governador Roberto Requião de reequilibrar as finanças da estatal. Originalmente, esse contrato só impunha despesas à Copel, pois estabelecia um preço de referência para a eletricidade produzida: sempre que o mercado se dispusesse a pagar mais que o valor de referência, o dono da usina tinha a liberdade de vendê-la a quem quisesse. E quando o mercado estivesse abastecido e a cotação da energia de Itiquira caísse, a Copel se obrigava a pagar o preço combinado, segundo o presidente da empresa, Rubens Ghilardi. "Não havia vantagem alguma para a Copel nesse acerto", disse. "Renegociamos os termos do contrato e, já em julho de 2003, passamos a deter a titularidade da energia de Itiquira". Com a intenção da NRG de negociar suas ações na usina, a Copel assumiria de vez o empreendimento, fazendo também a operação e a manutenção das instalações.
A compra de Itiquira foi incorporada no planejamento de expansão da Copel para 2016, período em que a estatal prevê investir R$ 6,4 bilhões para ampliar em 2.212 MW suas disponibilidades de energia. Tal previsão inclui também disputar e vencer leilões de concessão para 1.390 MW em novas usinas que ainda serão licitadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a produção de 311 MW em pequenas centrais hidrelétricas, 120 MW em geração com fontes alternativas como a biomassa e 144 MW numa usina que aproveitará reservas de carvão paranaense.


26/10/2007

Fonte: 24HorasNews

 

Avisos Licitações

01/01/2024

Cursos On Line AO VIVO - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública

O Curso On Line Ao Vivo da Nova Lei de Licitação e...

29/01/2024

Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Analista de Licitação e Contratação Pública

O Curso de formação Analista de Licitação ONLINE A...

15/01/2024

Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC

O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...

01/03/2024

Prefeitura obtém orientação da CBB e abrirá nova licitação para trocar piso do Moringão

Após conseguir obter uma normativa técnica expedid...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita