BRASÍLIA - A Petrobrás acaba de iniciar operações no maior mercado de óleos para navios do mundo, onde as vendas alcançam 20 milhões de toneladas/ano. A informação foi dada hoje pela estatal, que passou a fornecer óleo para navio, chamado bunker, em Cingapura, na Ásia, desde o último dia 6.
Segundo a empresa, o abastecimento em Cingapura, considerado o mais competitivo mercado internacional de bunker, “marca a entrada da Petrobrás como player global no mercado de combustíveis marítimos”. A empresa venceu licitação para fornecer 10 mil toneladas/mês de bunker de baixo teor de enxofre para a companhia Maersk, que é o maior armador de navios de contêineres do mundo.
A Petrobrás já vendia o bunker no Brasil e na Argentina. No território brasileiro, a empresa fornece o combustível em 28 portos marítimos e fluviais desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul. As vendas do produto para a Argentina foram iniciadas em agosto de 2002. No ano passado, a comercialização de bunker pela Petrobrás somou 4,2 milhões de toneladas no Brasil e 170 mil na Argentina.
A operação da Petrobrás na Ásia resultou do trabalho conjunto realizado com a área de exportação de cargas de óleo combustível, o que, segundo a empresa, “permitiu a utilização compartilhada de tancagem disponibilizada pela companhia em Cingapura”, além da “excelente qualidade” do combustível produzido, “menos agressivo ao meio ambiente e aos motores”.
O contrato da Petrobrás com a Maersk tem prazo de 3 meses, podendo ser renovado. O valor do contrato, não divulgado, segue a variação de preços internacional.
12/04/2004
28/01/2025
Curso On Line - Ao Vivo de Formação de Licitantes
O Curso de formação de Licitantes ONLINE AO VIVO f...27/01/2025
Cursos Presenciais - Nova Lei de Licitação e Contratação Pública - Florianópolis/SC
O Curso Presencial da Nova Lei de Licitação e Cont...20/03/2025
Prefeitura de Poconé abre licitação para compra de quase R$ 300 mil em salgadinhos de festa
A Prefeitura de Poconé abriu uma licitação para a ...20/03/2025
Aberta a licitação para execução de mais um quilômetro da pista de caminhada e ciclovia na Rodov..
A Secretaria de Gestão e Governo informa que foi p...