Estaleiro Itajaí consegue liminar para participar da Licitação da Transpetro


RIO - A Justiça do Rio determinou que a Transpetro permita a participação do estaleiro Itajaí na licitação para aconstrução dos navios petroleiros da estatal. A liminar concedida pela juíza Maria Luiza Obino Niederauer, 46ª Vara Cível, estipula ainda multa diária de R$ 100 mil para a Transpetro caso não obedeça a decisão.
O estaleiro Itajaí foi reprovado pela Transpetro na fase de pré-qualificação para a licitação. Dos 11 grupos que se inscreveram na primeira fase do processo licitatório, quatro não foram aprovados.
A decisão obriga a Transpetro a convidar o estaleiro para participar da categoria C da licitação, que permite disputar a encomenda de navios gaseiros. O presidente do estaleiro, Frank Walsek, disse que o Itajaí já tem experiência na construção desse tipo de embarcações e que não vê motivo para a exclusão da empresa do processo licitatório.
O decisão da juíza justifica a liminar com o risco de dano irreparável caso a licitação ocorra sem a participação do estaleiro. O despacho cita decisão do desembargador Murilo Andrade de Carvalho, da 3ª Vara Cível, que concedeu liminar à Marítima para participar da licitação para a construção da plataforma P-53, da Petrobras.
A Marítima não tinha sido convidada para a concorrência e conseguiu liminar para ser convidada para a disputa. A Petrobras acabou cancelando a licitação e fazendo um contrato de arrendamento da unidade.
A Transpetro não quis comentar a decisão da Justiça e informou apenas, por meio da assessoria de comunicação, que tomará as providências cabíveis.


28/10/2005

Fonte: O Globo

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita