Estaleiro do Rio vence licitação


Rio - O Estaleiro Mauá Jurong, de Niterói (RJ), venceu a licitação para construção dos quatro primeiros navios que estão sendo encomendados pela Transpetro, dentro do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).
Dos seis estaleiros que disputam os 26 navios licitados, o Mauá foi o único que apresentou proposta para o Lote 4, que envolve a construção de quatros navios de transporte de produtos (combustíveis claros derivados de petróleo, como o diesel, a gasolina, querosene de aviação nafta e óleo lubrificantes, entre outros).
Na abertura das propostas técnicas, realizada hoje na sede da Transpetro, no centro do Rio, dois dos seis estaleiros concorrentes foram desclassificados por não apresentarem proposta de estrutura de investimento para o financiamento das obras de construção dos petroleiros, conforme estipulado no edital de licitação: o consórcio Keppel Fels/Brasfels e o estaleiro Ilha S.A. (Eisa), ambos instalados no estado do Rio.
Como os dois estaleiros participavam da disputa pelos outros quatro lotes de embarcações e não aceitaram que os envelopes com as propostas financeiras fossem abertos, a licitação ficará em compasso de espera de até por pelo menos 10 dias.
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, acredita, no entanto, que o processo de licitação esteja concluído em março e que "até o final deste ano as primeiras embarcações já estejam em operação a serviço da Petrobras".
As empresas desqualificadas têm cinco dias para recorrer da decisão - das 9 horas de segunda-feira (13) às 18 horas de sexta (17). Em seguida, a Comissão de Licitação da Transpetro terá mais cinco dias para avaliar o recurso.
O Programa de Modernização e Expansão da Frota, em sua totalidade, envolve a construção de 42 petroleiros de grande porte, com uma demanda de recursos da ordem de US$ 1,9 bilhão. Na primeira fase, os 26 petroleiros demandarão recursos de US$ 1,1 bilhão e a geração de 22 mil empregos.


10/02/2006

Fonte: Agência Brasil

 

Avisos Licitações

25/04/2024

Autorizada a licitação para as obras do terminal de passageiros do Aeroporto de Guarujá (SP)

A Prefeitura de Guarujá informa que obteve autoriz...

25/04/2024

Prefeitura reabre a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de SM

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretari...

24/04/2024

Sabesp lança licitação para construir em Ilhabela a 1ª usina de dessalinização de água de SP

A Sabesp lançou uma licitação para a construir a p...

24/04/2024

Licitação prevê a criação de linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão

Rio - A Prefeitura do Rio vai lançar, nesta quinta...
Notícias Informativo de Licitações
Solicite Demonstração Gratuita